domingo, 18 de janeiro de 2015

Minha primeira viagem solo!



Depois de muito pesquisar, decidi fazer minha primeira viagem sozinha e logo de primeira me interessei por Ouro Preto, vi muitos relatos de mochileiras de primeira vez que se aventuraram por lá (né Gaby) e vi que lá parecia ser um destino fácil de se conhecer sozinha e até mesmo de fazer novas amizades... Mas daí começou aquela ansiedade, aquela inquietação de querer conhecer o mundo todo de uma vez só e então lá vai Raquel pesquisar mais: quais cidades próximas eu posso ir? Como vai ser o deslocamento? Quantos dias ficar em cada uma? A cabeça pira mas é a melhor parte!


Vou contar pra vocês minha viagem para as cidades históricas de Minas Gerais: São João Del Rei, Tiradentes, Bichinho, Ouro Preto e Mariana, em 4 posts.


Espero que curtam!

São João Del Rei



Não fiz reservas apesar de já ter saído com alguns nomes de lugares para ficar, comprei a passagem na hora e no dia 11/09/2013 escolhi ir primeiro para São João Del Rei (como eu temia parece que meu estilo vai ser do tipo "se joga" rsrs) . A viagem foi tranquila, saí da Rodoviária Novo Rio às 7:00 e cheguei em SJDR às 12:30, pergunta pra um, pergunta pra outro e cheguei no Hotel Brasil às 13:10 (com uma pequena parada para comprar um cinto pq minhas calças estavam caindo hauahu). Peguei a dica do hotel no site mochileiros.com e para a minha surpresa só tinha EU! Tem quarto com banheiro e com banheiro coletivo (diferença de R$ 10) preferi ficar no quarto com banheiro e foi R$ 45 a diária. Levando em consideração que não tem café da manhã, não tem televisão ou internet e é "beeeem retrô" achei meio caro se for comparar com os hostels de Ouro Preto mas acho que em SJDR as hospedagens são mais caras mesmo e foi o mais barato que achei, pelo menos era limpo! Era só pra dormir mesmo... (bom, dormir é um capítulo à parte...) Fui almoçar e conhecer a cidade, tive que me controlar pra fazer isso nessa ordem quando vi já estava me deixando levar pelas lojinhas...


Comi comida de xepa (fim de self service) e com meu mapinha nas mãos fui ver as praças e igrejas, primeira parada: Estação e museu da locomotiva. Muito fofinha a praça que tem atrás...


Praça 








Museu Ferroviário



Depois parti para as ruas de trás e seguindo o mapa fui em algumas igrejas, algumas estavam fechadas porque era quarta feira mas achei bem bonitas: Igreja de São Francisco de Assis (essa tinha que pagar mas o cara me mandou entrar de graça, acho que foi com a minha cara rsrs e ainda mandou eu seguir o guia que estava com um casal, mas não cheguei a esse cúmulo da cara de pau hauhua) e Nossa Senhora do Carmo. 

Na Igreja de São Francisco tem um cemitério e Tancredo está enterrado lá com sua esposa... Eu me amarro em fotografar cemitérios em minhas viagens então adorei o achado hauhauhau 
A Praça dos Expedicionários também é bem bonitinha...




Igreja de São Francisco


Igreja de São Francisco



Muito limpas as praças, pássaros cantarolando, perfume de flores... lindo! A casa de Bárbara Heliodora estava fechada para reformas, então fui para o Memorial Tancredo Neves e achei bem interessante... Cara parecia que só tinha eu de turista naquela cidade, nas rua todo mundo se cumprimentava e eu já estava quase cumprimentando as pessoas também! rsrsr 
O Solar dos Neves também estava fechado.



 Memorial Tancredo Neves



Solar dos Neves



A Igreja de Nossa Senhora das Mercês fica um pouco afastada e preferi só olhar de longe pois parecia fechada e no caminho (que estava deserto por sinal) tinha um cara muito estranho (tipo crackudo) tirei uma foto e meia volta! 

Para terminar fui no museu regional mas tive que ir rápido porque já ia fechar...
Voltei para o hotel, tomei banho, me arrumei e fui para o Teatro municipal assistir uma peça teatral sobre a ditadura chilena. Antes de começar a peça fui lanchar e tinha uns pedintes e uns caras meio estranhos... Notei que São João Del Rei é como uma cidade bem urbana com aquela arquitetura de cidade histórica mas não sei se daqui a alguns anos vai ser uma cidade segura.
A peça foi bem legal, do teatro pro hotel só alguns passos, estava bem frio de noite. O plano era dormir cedo para no dia seguinte ir à Tiradentes... Bem o plano era esse mas o hotel era bem ao estilo casarão antigo, então rangia e tudo fazia barulho! Janelas, portas, cama e até a mesinha de cabeceira! Um mínimo movimento e nheeeeeeck! hauhauhuaauhuahu Demorei pra dormir, dormi mal mas no dia seguinte Estava de pé às 7h para ir à Tiradentes!


Minhas impressões: SJDR é uma cidade histórica bem charmosa mas com característica urbana, ao contrário das outras cidades que visitei nessa trip que mantem uma aura de quem parou no tempo. Sendo assim, os problemas de uma cidade grande começam a se fazer presentes: trânsito, moradores de rua, pedintes... Algumas vezes dá uma sensação de insegurança e até mesmo uma certa frustração rsrsrs 

Os habitantes são bem simpáticos e solícitos, dão as informações corretas.

Resumindo: Não é tããããooo turística como Ouro Preto ou Tiradentes, isso faz com que alguns serviços não sejam tão especializados (lojinhas, restaurantes, hotelaria...), mas tem seu charme.



6 comentários:

  1. Olha eu aquiiiiiiiiii...uma das incentivadoras do Divas:D Seja bem vinda a blogoesfera. E qual o problema de seguir o guia alheio? hahahha Super bj e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeeeeeeeeeeeeee Gaby! Nasceu finalmente! rsrsr
      Essa foi a primeira vez então estava coim pudores de seguir o guia alheio mas na mesma viagem perdi essas frescuras! O guia deles é guia nosso! hauhauuahuahuahuhaa

      Excluir
  2. Adorei o post, principalmente quando você diz que já estava cumprimentando os moradores também, por que acho você faria isso sem o menor constrangimento e com a maior naturalidade. Arrasou :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Karina! O mais louco que quando percebi já estava fazendo... rsrsr

      Excluir
  3. Primeiro post que li do seu blog, querida. Que bom que o "Divas" saiu do "papel". Aliás, adorei o relato, deu até vontade de ir, rs.

    P.S: A foto no Museu Ferroviário ficou linda.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Que bom que gostou! Ainda vamos ter muitas viagens pra compartilhar aqui no blog e na vida! Bjuxxx

    ResponderExcluir