sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

As Maravilhas de Aracaju - Parte I



Estive em Aracaju no final de 2012 e foi muito bom! Não terei dicas de hospedagem pois fiquei na casa de um amigo, como tem tempo que fui à Aracaju, não vai rolar falar de preços também mas deixarei algumas dicas de passeios imperdíveis.

Fiquei hospedada na Praia de Barra dos Coqueiros, essa praia fica do outro lado da Ponte Construtor João Alves (tipo Rio-Niterói pra gente aqui no RJ). É bem calmo e as praias vazias, principalmente dia de semana, alguns quiosques nem abrem... Água morna e calma mas segundo muitos relatos que li é preciso tomar cuidado com correntezas pois o mar se une ao Rio Sergipe e tem muitos casos de afogamento. Não percebi nada de anormal, mas não abusei pra não estragar o passeio.


 Praia de Atalaia Nova

 Todo dia um espetáculo diferente


Na despedida do Astro Rei



O primeiro dia utilizei para explorar a cidade. Era tanta euforia que parece que liguei o motorzinho e não conseguia mais parar de andar!

Fiz um rolezão pela cidade passando pelos principais pontos turísticos da capital

Centro Histórico: Praças, monumentos, museus, pra todo lado vendem coco ou caju a 2 reais! Nunca bebi uma água de coco tão docinha e tão barata! A Ponte do Imperador na verdade é um pier construído especialmente para a visita do Imperador D. Pedro II, estava meio abandonado e tinha uns caras em atitude suspeita, preferi olhar só na beirinha.

Palácio Olímpio Campos: Localizado na Praça Fausto Cardoso, o Palácio Olímpio Campos foi a casa oficial dos governadores do Estado, é um museu bem interessante de caráter político. Aprendi muito sobre a história de Sergipe. Se possível faça a visita guiada. O prédio é lindo demais principalmente a noite iluminado.
Palácio Olímpio Campos





Museu da Gente Sergipana: Pra uma ratinha de museu como eu, esse museu é o paraíso! Novinho, todo interativo e muito, muito criativo! Geografia, língua Portuguesa, cultura regional... Não dá pra descrever muito, tem que ir lá! Fiquei tanto tempo lá que parecia Caverna do Dragão rsrsrs

Centro de Artesanato: Nossa, andei muito pra achar e quando achei nem sei se valeu a pena... Meio escondido e como era de tarde, dia de semana, muitos stands estavam fechados.

Catedral Metropolitana de Aracaju: Também na Praça Fausto Cardoso, com arquitetura está ligada aos elementos marcantes do neoclassicismo e do neogótico, sendo tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual em 1985. Sua cúpula é ornamentada com belíssimas pinturas do século passado.


Catedral Metropolitana



Fui numa galeria de arte na Praça Fausto Cardoso mas não lembro o nome...

Depois dessa pequena maratona pensa que eu cansei?! Não! Continuei andando e fui pra Orla de Atalaia. É um bom pedaço de chão, se for doida que nem eu, tu até vai andando mas pode ir de ônibus ou táxi também. A orla é linda, limpa e bem cuidada. Tem parquinhos, áreas de lazer e esporte, pedalinho, lagos, bichos, o Oceanário de Aracaju, a Passarela do Caranguejo e é claro a praia de Atalaia, com sua faixa de areia enooooorme e águas mornas e rasas. 

O Oceanário é bem interessante, com bastante variedade de vida marinha. Pena ter ido à noite, não consegui ver os tubarões e as tartarugas porque estavam recolhidos. Mas adorei o passeio!

Pedalinho na Orla

Oceanário de Aracaju



Além da passarela do Caranguejo, onde estão os restaurantes mais maneiros, na Orla também tem uma espécie de feirinha de artesanato onde vende comidas maravilhosas! Comi uma tortinha de macaxeira com carne seca e queijo coalho que enquanto escrevo minha boca enche de água! É como se fosse um escondidinho de mandioca mas a macaxeira é muito melhor lá, derrete na boca! Acompanhado de um delicioso suco de umbu...

Os sabores de sucos e sorvetes são um capítulo a parte... Eu que gosto de experimentar coisas novas fiquei que nem pinto no lixo! O meu eleito como preferido da viagem foi o suco de mangaba (o sorvete e o picolé também!), até hoje onde vejo vendendo compro mas aqui no RJ a maioria é de polpa congelada, enquanto em Aracaju era da fruta fresquinho...

Nada de frescura, gente! Uma das melhores coisas da viagem é conhecer a cultura, e a comida local faz parte disso. 

Durante o tempo em Aracaju também tomei sorvete de tapioca, mangaba, coco verde, jaca e castanha de caju. Ah! Doce de caju, carne de sol e caranguejo são de lei em Aracaju! E eu é claro não deixei passar nada! E ainda teve um acarajé de rua que estava uma delícia! hauhauhuahuhaua 

Nordeste é assim: comida barata, farta e deliciosa! Adorooooooooooo

Os outros dias fiz passeios, mas isso é assunto para o próximo post... 

Num dos dias livre fui conhecer o Parque da Cidade, ele fica localizado no Bairro Industrial, um pouco afastado do Centro. Vi relatos que o lugar era um tanto inseguro mas cismei que queria andar de teleférico! Então nessa hora é um olho no peixe e outro no gato e simbora! rsrs
Realmente achei o parque meio desertão, não fiquei andando muito, fui direto ao ponto: O teleférico.
E eu fico me perguntando como alguém com pavor de altura desenvolveu uma obsessão por um teleférico?! A fixação passou assim que o troço "decolou" huahuauauhauahuhauhua
Morri de medo, tremi, suei frio, todos os tipos de fricotes possíveis! Nesse parque tem um zoológico e o caminho do teleférico passa por cima dele, bem legal ver os bichos de cima (se você não estiver morrendo de medo de despencar na jaula e virar alimento! hauhau)

Depois que acaba o percurso, tem uma pequena trilha que acaba num mirante onde se tem vista para a cidade.

Vi policiais fazendo ronda nessa área (é justamente onde ocorrem a maioria dos assaltos)

 Zoológico 

Vista do Mirante do Parque da Cidade



Outro local que merece destaque é o Mercado Municipal Antonio Franco. Ele é dividido em galpões, um para artesanato, outra parte para frutas, cachaças, doces e outra para carnes (essa parte é tensa na questão higiene rsrs) tem também uns botequins "pé sujo", uns restaurantes bons, enfim tem de tudo!

As lembrancinhas mais bonitas estão lá, os preços são bons e sempre dá pra pechinchar. Muitas cores, cheiros (nem sempre bons rsrs) e texturas, a melhor parte é pedir uma "provinha" nas barracas...

 Mercado Municipal Antonio Franco


 Mercado Municipal Antonio Franco



Outro parque que conheci em Aracaju é o Parque Auusto Franco, também conhecido como Parque da Sementeira. É uma grande área verde, lago, pedalinho, ciclovias, também tem o Planetário ao lado, mas não abria pra visitação no dia que fui (segunda-feira).

Como era fim de ano, o parque estava decorado com enfeites natalinos. Achei o local bem policiado, muitas famílias com crianças estavam ali praticando esportes e brincando.





Além das praias de Atalaia e Atalaia Nova, também fui à Praia da Costa, como as outras de águas rasas e mornas, faixa de areia extensa, só que essa é mais deserta ainda! Sempre tinha a impressão de ter as praias só pra mim mas essa era demais! Um deserto mesmo! rsrs

Mas bem no final dela (ou melhor no começo, depende de que direção vc vem) tem muitos quiosques, disseram que são bem badalados no fim de semana.

Imensidão na Praia da Costa



Cabe lembrar que fiz tudo isso de viação canela ou de busão, conhecendo o povo da cidade, aprendendo as gírias locais... Lá é sistema de terminais, paga-se uma passagem e vc pode desembarcar em qualquer terminal e pegar outro ônibus sem pagar outra passagem.
Tantas cidades no nordeste e quase não ouvia falar de Aracaju, mas é uma cidade linda, com o povo bem simpático e receptivo! Amei de paixão!

Próximo post: Passeios em Aracaju, não percam!







2 comentários:

  1. Achei interessante o lance de passar por cima do zoologico. Mas se cair vai voltar que nem almoço do T. Rex no Jurassic Park.

    Rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não achei interessante não, achei MEGA ASSUSTADOR! hauhauhuahuaha

      Excluir