terça-feira, 15 de setembro de 2015

Sozinha x Acompanhada

Uma das coisas determinantes de uma viagem é a companhia. Há quem prefira viajar sozinho, outros não admitem sair de casa se não tiver pelo menos um pra acompanhar, no meu caso, já vivi os dois lados da moeda e vou falar um pouquinho da experiência, dos prós e contras de cada.

Viajar sozinha


Minha primeira viagem foi uma trip solo e foi a melhor coisa que eu fiz. foi decisivo na minha "virada", um momento que eu precisava tomar as rédeas, criar coragem pra ir atrás dos meus sonhos, enfim, aquele momento "Agora ou Nunca"... 
Sou suspeita pra falar porque sou entusiasta e incentivadora dessa prática rsrs, acredito que todo ser humano deva fazer pelo menos uma viagem sozinho na vida! Vai por mim vai ser incrível!!

Prós


Desenvolvimento de habilidades


Considero como vantagem de viajar sozinha o desenvolvimento de suas habilidades. Seja pra se virar em achar o ponto turístico que não está no mapa, para planejar o roteiro, fazer amizades, treinar um idioma, principalmente o gerenciamento de perrengues ou qualquer outra coisa que surgir na sua viagem, o fato é que não tem ninguém pra você se "apoiar" então, tem que ir à luta e se virar sozinha! E isso é um fator de grande crescimento como pessoa para quem ousa e experimenta se lançar numa viagem solo.

Independência


Para onde vou? O que vou comer hoje? Onde vou me hospedar? Quais pontos turísticos vou visitar? Se isso seria uma polêmica quando se está acompanhada, sozinha, você pode fazer o que quiser, quando quiser, se ter que dar satisfação a ninguém, negociar nada. Se você planejou algo para o dia mas descobriu um passeio imperdível naquele dia você pode tranquilamente mudar a programação sem problemas. Você é quem manda!

Fazer novas amizades


A opção de ficar sozinha é toda sua, se quiser ter um momento de introspecção, beleza! Mas se estiver em busca de novas amizades, nada melhor que viajar sozinha. As pessoas que estão em grupo meio que te "adotam", quem está sozinho já logo fecha contigo, você ganha de tudo, refeição, carona, desconto... E o grande diferencial é que acompanhada a tendência é ficar "no seu mundinho" e não dar oportunidade de se achegar a outras pessoas, principalmente quando você e sua companhia são tímidos. Não sei se você sabe mas as amizades feitas na estrada são duradouras!

Contras


Solidão


Até a solidão que poderia ser algo ruim, considero positiva. Tive essa experiência de ir para Ilha Grande e ficar a maior parte do tempo sozinha, e foi incrível! Meditar, pensar na vida, contemplar a natureza nos menores detalhes, buscar autoconhecimento... Mas para algumas pessoas o estar sozinho pode ser uma tortura.

Fotos


Corre o risco de suas fotos serem na maioria selfs, mas isso não é o fim do mundo. Você pode pedir alguém para fazer uma foto pra você mas nem todo mundo aceita (dependendo do lugar onde você esteja), ou nem todo mundo sabe usar sua câmera...

Viajar acompanhada


Depois de três viagens seguidas sozinha, apareceu a oportunidade de viajar com amigos e é claro que eu topei na hora! Mas não vou negar que deu uma insegurança, pois seria uma situação nova para mim, assim como é para as pessoas que sempre viajam com amigos e resolvem viajar sozinhas.
Fui para São Thomé das Letras com uma amiga de infância, uma que estudou comigo no segundo grau (elas não se conheciam), o namorado e a irmã dela também foram e foi maravilhoso! Conseguimos adequar os interesses para passeios, onde e quando comer,
Depois disso, fiz outras viagens acompanhada, passei o ano novo com uma galera maravilhosa que eu nem conhecia (mas tinha dois amigos de longa data junto), fui pra Sampa com a Gaby (Divas pelo Mundo) e agora fui para Ibitipoca com meu namorado e mais um casal de amigos. Ou seja, estou mega habituada a viajar acompanhada também rsrs
E seja lá qual for o tipo de viagem acompanhada (família, amigos, casais, namorado, desconhecidos...) uma coisa é certa: a estrada é uma prova de fogo! Se você convive bem com a pessoa ali,onde situações extremas podem aparecer, passaram no teste! hauhauhua
É nesse momento que amizades longas se estremecem, namoros se abalam, ou você é obrigado a carregar um mala a viagem toda e não são suas roupas.

Prós


Companhia


Ter alguém para rir do mico que você acabou de pagar, conversar durante uma longa viagem, compartilhar as coisas boas e ruins da viagem, e até mesmo passar uma segurança quando se está num local mais deserto ou estranho. Para muitas pessoas quando essa companhia é alguém que já está familiarizado é melhor ainda, e além disso reforça esse laço de amizade, caso tenham passado no teste! hauhaua

Despesas


Ter alguém para dividir as despesas é uma das maiores vantagens de viajar acompanhada. Muitos restaurantes servem pratos maravilhosos mas para DUAS ou QUATRO pessoas, e é nítida a diferença de preço quando é prato pra um. Passeios, aluguel de carro, guia, quarto num hotel ou pousada, tudo sai mais em conta quando dividido por duas ou mais pessoas, quanto mais melhor! rsrs

Contras


Dependência


Se viajar sozinho te dá uma injeção de independência e atitude, viajar apenas acompanhada pode te deixar acomodada tanto na organização da viagem como na decisão de ir ou não. Conheço várias pessoas que tem a possibilidade de viajar (tempo, recursos financeiros) mas não vão por não ter companhia (Deus não dá asa a cobra! Ah se eu pudesse... rsrsrs).

Revelações de manias, rabugices e afins


Você tem uma amizade maravilhosa, sempre se deram bem, fazem vários programas juntos, mas na viagem a pessoa se revela um chato de galochas, quem sabe mesquinho, ou ainda mimado, birrento, mal humorado, indisposto ou reclamão... As possibilidades são infinitas, manias, hábitos diferentes, um diurno e outro noturno, um prefere passeio ao ar livre e o outro só quer comprar.
Ainda sim, dá pra salvar sua viagem! Nada que um papo franco antes (E DURANTE) a viagem não resolva, se persistirem os sintomas, mantenham-se afastados e conversem depois que voltarem. Agora você entendeu o que eu estava falando sobre a "prova de fogo da estrada"?! rsrs

Tretas no grupo


Se você está num grupo e de repente duas ou mais pessoas brigam e causa um "racha" no grupo. De que lado ficar?! Como conciliar?! Eu considero isso um contra por conta da minha personalidade amistosa e conciliadora, de quem quer que todos fiquem bem, amiguinhos para sempre e não quer ter que tomar partido e comprar barulho alheio (isso no caso de coisas bobas, nada que fira minha ética). Mas vai saber né?! De repente o causador da treta pode ser você! Talvez você não ligue, ou de repente o causador da treta pode ser você! hauhauhuahu



Bom, essas são apenas algumas considerações sobre viajar sozinha ou acompanhada, o importante é ir, seja como for e aproveitar as oportunidades! 

Um comentário: