terça-feira, 20 de outubro de 2015

Ilha Grande - Lopes Mendes, a bela


Acordar cedo, tomar café de rainha de frente pro mar, aquela rotina chata de Ilha Grande, para ir finalmente para o passeio!
No meu terceiro dia em Ilha Grande fio com o casal que me adotou para Lopes Mendes. Vem comigo!

Lopes Mendes

Para nossa decepção o guia que tanto nos apegamos, seu João, não foi nosso condutor neste passeio. O condutor da lancha era um rapaz, que nem disse seu nome, aliás não disse nada! Apenas marcou o horário de volta para estarmos no ponto de encontro, às 15:00 ou às 16:00, seriam duas viagens.

A lancha nos deixou na Praia do Pouso, onde tem uma trilha de acesso para Lopes Mendes. Disseram que a trilha era pequena... Pois é, eu acreditei! :/  De pequena nada tem, e como eu não tenho noção de espaço e distância, cada placa que vejo não importa quantos metros esteja escrito eu sempre leio que está chegando, e conforme não chega eu vou ficando cansada e frustrada. Mas esse cansaço não é o suficiente para me parar! A trilha apesar de longa e enganadora, é bem bonita e sensorial. Amo sentir os aromas variados das plantas, o tipo de vegetação e paisagem diferente de cada pedaço da trilha... enfim, vale a pena, até porque eu não estou falando de qualquer praia! Estou falando de Lopes Mendes, eleita por várias revistas e sites especializados como uma das 10 praias mais bonitas do mundo!

E realmente a praia é muito linda! Areia branca e fininha, água transparente em muitos tons de verde e azul, temperatura boa, rasa mas com ondas, boa para banhistas e surfistas. Conserva um ar meio selvagem, não tem quiosques, banheiros, durante o tempo que estava lá passou um ou outro ambulante mas levamos biscoitos, frutas, suco e água.

Dá pra ficar lá e esquecer da vida... como era meio de semana a praia estava bem vazia. Ficamos lá um bom tempo e depois migramos para uma praia próxima, a Praia de Santo Antônio, que achei ainda mais bonita que Lopes Mendes por tem muitas rochas. Mais vazia ainda, tudo nosso! E haja sessão de fotos!

A praia era tão linda que perdemos a noção do tempo e quando nos demos conta, saímos correndo pra Praia do Pouso, fizemos a trilha de volta na metade do tempo que fizemos na ida, afinal não estávamos interessados em passar a noite na praia ao relento. Arrumamos uns cajados e perna pra que te quero! rsrs

 Praia do Pouso: já estava de bom tamanho, mas nós queremos mais! Vem, Lopes Mendes!

 Trilha linda!

 Amiguinhos que encontramos na trilha para Lopes Mendes

 Ai meu coração!

 Valeu a pena andar aquilo tudo! rsrs

 
Praia de Santo Antônio, ainda mais bela que Lopes Mendes!

Praia de Santo Antônio


Pensa que acabou?! Nããããooooo! Em Ilha grande sempre tem mais!!

Circuito do Abraão - Trilha T01


Aproveitei que o passeio acabou cedo, e fui fazer o circuito do Abraão, a trilha T01. É uma trilha bem tranquila, boa para iniciantes, crianças, idosos, todo mundo! Com várias atrações ao longo do percurso e ótimos lugares para piqueniques com umas mesas de madeira iguais de desenho animado.

Como o nome indica é um circuito, e não uma trilha reta. Tem algumas subidas mas bem tranquilas. Logo no início, indo pelo lado direito, tem algumas casas que vendem água, refri, gelo, cerveja e sacolé. Depois vem a Praia Preta, que tem esse nome por causa da sua areia escura e bem fininha, muito comum na Costa Verde. Dessa parte do circuito, temos uma ótima vista da Praia e da Vila do Abraão.

A seguir vemos a Ruína do Lazareto, que era o local que abrigava os visitantes que chegassem à ilha doentes ou com suspeita de alguma doença de 1871 a 1913, em 1932 voltou a funcionar como um presídio. Com a transferência do presídio para Dois Rios, o Lazareto foi implodido a tiros de canhão e o que resta dele hoje são ruínas. Visitação apenas da parte externa. Pela Praia do galego eu só passeio, não desci, porque achei que ia acabar escurecendo e eu ainda estaria na trilha.

Mais à frente, tem o aqueduto que levava água para o lazareto. Hora de fazer a volta... a essa altura já está toda suada, com calor, mosquitos querendo te pegar, que tal um mergulho no Poção dos Escravos? Se você der sorte como eu dei, vai estar vazio e você poderá aproveitar mais sem muvuca!
Para terminar tem dois mirantes bem legais, que deu um medinho de cair mas tá valendo rsrs

Achei esse passeio muito agradável, bem sinalizado, e bonito. Na volta o sol estava se pondo e ver a Praia do Abraão com o céu pintado das cores do crepúsculo foi muito lindo! Não esqueça o repelente, principalmente nessa hora que fui, é crucial! Quase engolia os mosquitos de tanto que tinha!

Mesmo cansada, voltei pro hostel, tomei banho e fui pro Restaurante Gabi Biel jantar. Fiquei no pier ouvindo a música dos bares na beira da praia, teve um show na praça e eu fiquei lá vendo o pessoal dançar. Depois voltei pro hostel pra dormir e me preparar para o desafio de Dois rios que viria no dia seguinte!

 Só falta aparecer o Zé Colmeia! Não péra, o cenário é praia e não floresta! rsrs

 Ruínas do Lazareto

 Ruínas do Aqueduto

 Praia do Galego

 Poção dos Escravos

Praia Preta











5 comentários:

  1. Ai que lindo! Quero voltar nesse lugar com meu amor! <3

    ResponderExcluir
  2. Será que um dia consigo chegar lá?!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Obrigada, Amandinha!
      Depois que for em Ilha Grande compartilha com a gente as novidades!

      Excluir
    2. Obrigada, Amandinha!
      Depois que for em Ilha Grande compartilha com a gente as novidades!

      Excluir