terça-feira, 1 de março de 2016

Parabéns, Rio de Janeiro!

Mais um aniversário da cidade que tanto amo, mas que muito me dá dor de cabeça. E aí vem aquele dilema; escrever ou não sobre essa comemoração? Usar o tom romântico ou fazer uma crítica às mazelas do Rio de Janeiro?
Diante de todos os problemas que a cidade enfrenta (violência, enchentes pavorosas a cada chuva, trânsito caótico, obra pra todo lado, saúde e educação precários, aumento nas passagens etc) a tentação de apenas falar mal é grande, mas ao mesmo tempo, cada dia que passa tenho descoberto essa cidade, seu estilo de vida, sua história, e o que ela tem de melhor e de pior: o carioca! Sim, nós!
Nós podemos ser receptivos, animados, descontraídos, festeiros mas também sabemos ser mal educados quando entramos no transporte público, quando sentamos no lugar da prioridade e fingimos estar dormindo e quando jogamos o lixo em qualquer lugar.
Adoramos uma praia, mas o calor está tanto que estamos até gostando de dias nublados! Adriana Calcanhoto, sinto muito, vai ter que refazer a música rsrs
Nosso sotaque, o gingado, o samba no pé, sorriso no rosto e os braços abertos como os do Cristo Redentor, toda a alegria e boemia da alma carioca.
Sabemos misturar como ninguém! O popular e o erudito, o santo e o profano, a zona sul e o subúrbio, o morro e o asfalto. 
Ah e a comida... A feijoada, o churrasco, o pão de queijo, o acarajé , todos adotados com muito amor! A caipirinha, o guaracamp, o açaí, os sucos naturais, o queijo coalho, a tapioca, o x-tudo (vulgo podrão), a batata de Marechal, são tantas as opções que meu estômago até ronca rsrs
Todo verão inventamos uma moda nova, uma música, uma gíria, um sabor, uma cor, o novo lugar do momento, se tem uma coisa que carioca adora é modismo! E não tem vergonha alguma nisso!
Sempre marcando, nunca se encontrando, mas sempre se esbarrando: "Vamos marcar?!" "Vamos marcar, mexxxmo!"
Fazendo amizade nas filas, furando filas, criando filas, armando barraco na fila... Êta povo pra gostar de fila rsrsrs
Frequentamos o Parque dos Patins, o Parque Madureira, as praias da Zona Sul e da Zona Oeste, a Feira de Tradições Nordestinas, a mureta e a "pobreta" da Urca, a feira do bairro, o boteco de estimação, o samba, o baile charme e o baile funk ou nada disso, pois estamos tão cansados de trabalhar a semana toda que no fim de semana só queremos reunir os amigos pra uma resenha em casa mesmo.
Nosso bairrismo bem humorado, a marra habitual, a paixão pelo time e a escola de samba do coração coisas que podem ser discussão para dias e dias...
Sempre falando mal da cidade mas ai de quem o fizer! Não aceitamos! 
Como somos privilegiados por morar numa cidade que une natureza e agito urbano, tanta beleza mesclada à leveza e o orgulho de ser carioca!

 Parque Lage


 Parque Madureira


 Ipanema


 Pedra Bonita


 Urca


 Praia Vermelha


 Parque Madureira


 Jardim Botânico


 Igreja de Nossa Senhora da Candelária



Forte do Leme





Um comentário: