quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Tô de boa em João Pessoa!


Destino


Estava eu vivendo minha vida quando fui convidada pela minha irmã para viajar, ela queria mas não tinha coragem de ir sozinha mesmo comigo encorajando o tempo todo. Bom, eu estava mesmo me coçando pra viajar e por fim decidi aceitar esse "patrocínio" rsrs
Tínhamos ficado em dúvida entre João Pessoa e Florianópolis, pesquisa daqui, pesquisa dali, chegamos a fazer orçamento em uma agência pois estava em cima pra fazer tudo por conta própria e até achei que seria a hora do meu debut num pacote de viagem, mas o bichinho da mochila falou mais alto e quando vi estava eu fazendo tudo. O destino escolhido acabou sendo João Pessoa porque era mais barato e porque a água de Floripa é mais gelada. E lá vamos nós!!

Preciso antes contar uma peculiaridade, um mistério que ronda nossa existência: minha irmã e eu quase sempre que saímos juntas, nem que seja pra ir até a esquina, dá ruim! É, somos um para-raios de perrengues! Mas isso não nos impediu de dar boas risadas e fazer piadas sobre qualquer ameaça de zica. Como sempre uma empurrando o pé frio pra outra: "A culpa é sua!" "Você que é a uruca!" hauhauhua


Hospedagem

Peguei indicação com minha amiga Gaby e nada melhor que uma indicação de quem você confia no gosto. Ficamos no Slow Hostel, gostei da localização no bairro Manaíra, próximo à praia, lojas, restaurantes, shopping e da orla onde saiam alguns passeios.
Tudo muito limpo! A primeira coisa que fizemos ao chegar no quarto foi deitar no chão, pra você ter uma noção do quão limpo! Ficamos no quarto feminino compartilhado, era bem amplo, arejado, com tomadas suficientes, lockers e banheiro.
As áreas comuns tem wifi, redes, muita arte e referências literárias. Ameeeeei!
O staff foi maravilhoso de simpático e prestativo, logo nos apresentaram os passeios que poderiam ser feitos a pé, de buggy, de ônibus por conta própria e de barco. Ainda arrumaram outras hóspedes para faechar um buggy e ficar mais barato do que se fôssemos apenas nós duas.
O preço da diária valeu super a pena mesmo sendo feriado. O café da manhã que sempre tem minha atenção especial, foi um caso à parte, com especialidades regionais como tapioca e cuscuz com manteiga. Só tenho elogios pra esse hostel!

 Área comum do Slow Hostel

  Área comum do Slow Hostel

 Não soube lidar com essa escada! 💗

O Slow Hostel respira arte, tem até uma salinha de música para você tirar um som!


A Cidade

Achei a vibe de João Pessoa um pouco parecida com a do Rio de Janeiro. É uma cidade litorânea que ao mesmo tempo é urbana e tem muitas belezas naturais. Povo simpático e receptivo, gastronomia regional bem característica do nordeste com frutos do mar, macaxeira, frutas exóticas e pimenta que eu amo! 
Fomos de ônibus do aeroporto para o hostel e foi uma viagem bem cansativa. O ônibus sai de dentro do aeroporto mesmo, faz ponto final num terminal rodoviário e lá pegamos um outro ônibus (510 e 513 servem) para o nosso destino final. A única coisa boa dessa Odisseia foi termos passado pelo Centro Histórico e pelo Parque Solon de Lucena, dois pontos turísticos que não tivemos tempo de visitar depois. Chegamos à tardinha e depois do check in fomos ao shopping lanchar, passeamos pela orla com uma lua cheia maravilhosa, compramos uns suprimentos de lanchinhos e coisas para levar para a praia. Tentamos ir ao Centro de Artesanato mas estava fechado.




Jampa vista do mar!

 Vista do shopping Manaíra

Passeios


Costumo fazer bastante passeios por conta própria, dessa vez fizemos dois dias por nossa conta e um dia com o guia de turismo indicado pelo staff do hostel.
Como tínhamos pouco tempo tentamos otimizar ao máximo os passeios para aproveitar bem, mas infelizmente alguns passeios dependem de marés e de outros fatores da natureza, o que impediu de fazer mais de um passeio por dia algumas vezes. Por exemplo: queríamos no mesmo dia fazer as piscinas naturais do Picãozinho e Areia Vermelha, mas os dois dependem da maré e saem no mesmo horário. Tivemos que optar por um e escolhemos Picãozinho.

Picãozinho


A aproximadamente 2 km da Praia de Tambaú fica essa piscina natural maravilhosa cheia de corais e peixinhos. Nossa, num piscar de olhos já tínhamos chegado! O mar é hipnótico em tons claros de verde e azul. A diversão fica por conta do snorkel que você pode alugar no barco mesmo caso não tenha (R$ 15,00), também oferecem serviços de fotografia subaquática, achamos que não iríamos precisar porque compramos uma mega capinha protetora para o celular que não funcionou!(😢 snif!)
Eu sou suspeita porque amo o mar e a vida submarina, pra mim foi maravilhoso e quem atrapalha um pouco o passeio é o ser humano mesmo, sempre deixando rastros de lixo e descumprindo as regras dadas pelos guias... Enfim, respira fundo e vamos curtir!
Para fugir dos humanos, minha irmã e eu nos afastamos da muvuca e curtimos muito a parte mais funda das piscinas naturais.
Tem muitos barcos saindo de Tambaú pra esse passeio que custa em torno de R$ 40,00. Alguns barcos tem toboágua e trampolim, mas só vale a pena se ele fizer outra parada para mergulho porque ali no meio dos corais não tem como pular do barco. Nos barcos vendem comida e bebidas mas não achei necessário porque são 15 minutos de viagem.
Outra coisa importante a observar é a maré e a lua, o mais indicado é lua cheia ou lua nova, a maioria das agências e barcos avisa sobre esses detalhes.
Não pode pisar nos corais, tanto pra conservação da vida marinha (coral é um animal e não pedra) como para sua própria segurança. E quanto mais devagar você se mover, menos vai levantar areia tendo assim uma boa visibilidade e menos vai espantar os animais. Seguindo essas pequenas dicas vai ficar melhor ainda esse passeio que já é maravilhoso!


Vista do barco, parece até miragem...


Um pouco antes de zarpar!

Eita, marzão! Infelizmente não tenho as fotos subaquáticas...



Pôr do Sol na Praia do Jacaré


Apesar de ter o nome de praia, é um rio. Fica na cidade de Cabedelo a 18 km da Praia de Tambaú. Esse era um passeio que tomei conhecimento logo quis fazer e vou te falar, demoraram alguns anos pra isso acontecer, então não DESISTA DOS SEUS SONHOS! Motivacional do dia!
Brincadeiras a parte, eu estava ansiosa mesmo. Sou apaixonada por pôr do sol, agora imagina isso à beira do rio, com "Bolero de Ravel" e "Ave Maria" sendo executados ao vivo no sax?! Perfeito, né?!
Às 17 horas, o Jurandir do Sax vem numa canoazinha tocando e torna o espetáculo da natureza ainda mais emocionante. É tudo muito simples: uma rua com restaurantes e lojas ladeando a margem do rio, no final uma feirinha de produtos artesanais. Você pode assistir da sacada de algum restaurante, a bordo dos dois catamarãs que fazem o passeio do rio ou em pé na margem. O ideal é chegar cedo para conseguir lugar seja qual for sua opção, porque brota gente de todo lado e você não vai querer cabeças na sua frente.
Depois que o sol se põe rola um forró ao vivo num palquinho na orla e a feira de artesanato fica mais movimentada. Minha paixão por pimenta me fez ter uma experiência quase de morte! Estava experimentando geleias e doces de pimenta quando um possível comprador desafiou o vendedor perguntando sobre a pimenta mais ardida. Rapidamente o vendedor colocou no palitinho de prova e o desafiante assustado declinou da oferta, no meio daquele impasse eu me senti muito "macho" e experimentei a pimenta!🔥🔥🔥🔥
Não tossi, não chorei, não gritei por água... em sei o que aconteceu direito! Minha boca e nariz ficaram dormentes, um ardor alucinógeno! Todos me parabenizaram mas foi só isso, nem ganhei um brinde 🤣🤣🤣

Fomos por conta própria e isso deu uma "incrementada" no passeio, na ida perdemos o ponto para descer, na volta acabamos por nos empolgar com o momento e escureceu (o motorista falou para evitarmos isso), mas fazer o que, já era! Tivemos que ir para o ponto de ônibus escuro mesmo, andando um bom pedaço deserto e não sabíamos onde era o ponto. A cidade parecia abandonada, ninguém para pedir informação, nada de ônibus... Uma adrenalinazinha pra animar! Agora eu morro de rir da minha cara ao entrar no ônibus, mas na hora foi tenso! Dá pra ir, mas é contramão e o ônibus demora. Indo de busão pegamos o 513 na orla, descemos no terminal Bessa e pegamos outro pro Jacaré fazendo integração, ou seja sem pagar outra passagem.

Chegamos cansadas depois de tanta aventura e deu aquela fome, então jantamos num rodízio de camarão perto do hostel. Imagina o estrago... comemos horrores! Destaque para o salpicão de camarão e o camarão na moranga sensacionais!

O outro passeio que fizemos merece um post separado pois foi um passeio de dia inteiro com muitas praias e tal...

Relax...

O auge do espetáculo

Divando no Jacaré...

Comer camarão como se não houvesse amanhã!

Continua...


2 comentários:

  1. Eiiii que essas meninas são arretadas.
    Adorei tudo que vocês fizeram. Quando for para fortaleza me chama que vou junto, tenho até onde ficar 😀
    Beijos 😘😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUmmm... Cheirinho de convite no ar! Olha que eu vou hein! rsrs

      Excluir