domingo, 1 de março de 2015

Turistando no Rio de Janeiro - Top 5

No post anterior falei como conhecer sua poderia ser um treino para se desenvolver nas viagens, mas não é só isso... pode ser também uma forma de se manter na ativa na entre safra, ou seja, não ficar parada no período entre uma viagem e outra. Nem sempre temos tempo para destinos mirabolantes então em um fim de semana, ou mesmo um dia damos conta de uns passeios na cidade.

Resolvi compartilhar com vocês os meus 5 passeios preferidos do Rio de Janeiro:

5 - MAR - Museu de Arte do Rio

Não estou falando da minha paixão na natureza, o oceano, estou falando do Museu de Arte do Rio, Situado na Praça Mauá, o museu foi inaugurado em março de 2013, em dois prédios lindos, o antigo palacete de Dom João, que abriga as obras e exposições e o outro de arquitetura modernista,  onde funciona a Escola do Olhar. 

Pode ser cansativo mas se você tiver pique, vá também ao Espaço Cultural da Marinha. Helicóptero, submarino, nau do descobrimento, são algumas das atrações a serem visitadas. Também e possível fazer o passeio de escuna para a Ilha Fiscal.


 Maquete do MAR

 Exposição no MAR

Maquete da Favela: Mais perfeita impossível

Bônus: Nau do Descobrimento no Espaço Cultural da Marinha


4- Praia do Perigoso

Localizada em Barra de Guaratiba, a Praia do Perigoso é uma praia semi-selvagem, assim classificada pelo crescente número de visitantes atualmente apesar de seu difícil acesso. Não possui quiosques ou vendedores, sendo uma das poucas praias onde há apenas natureza e tranquilidade, no caminho alguns moradores vendem água, refri, cerveja, sacolés e alguns lanches, mas chegando lá não tem mais vendedores.
É preciso ficar bem atento em relação ao mar, pois essa área costuma ter muita correnteza e não tem salva vidas, resultando em muitos casos de afogamento. Prudência nunca é demais!
Pra chegar lá não é difícil, fomos de ônibus e descemos no ponto final em Barra de Guaratiba, seguimos até o final da praia e subimos a rua. Desde a parte com casas a trilha é bem sinalizada e qualquer dúvida é só perguntar aos moradores. Considero esse início a parte mais puxada por ser no sol, asfalto e íngreme, depois melhora, a parte de mata é menos quente e o melhor fica para o final: descer a parte de pedras e areia grossa com muito cuidado pra não sair rolando barranco abaixo. Prudência crianças, prudência! rsrsrs
De um lado tem uma pequena praia, com muitas pedras, a Praia dos Búzios e para o outro lado a Praia do Perigoso, linda, com Pedra da Tartaruga ornando a paisagem. às vezes tem instrutores de rapel oferecendo serviço ou pode ser contratado em sites de compras coletivas, trilhas e etc.
Depois é só aproveitar essa maravilha da natureza, não esquecendo de levar seu lixo quando for embora.
 Mapa das Praias Selvagens de Barra de Guaratiba


 Praia dos Búzios

 Vista da Pedra da Tartaruga, chegando no Perigoso

Começo da trilha 


3- Parque Lage e Jardim Botânico:

Sim, eu assumo, estou roubando! hauhauhuahuahua

Coloquei esses dois lugares na mesma colocação para poder ter mais dois lugares na lista, mas não me culpem! Não posso fazer nada se moro na Cidade Maravilhosa! e de mais a mais a lista é minha e eu foço o que eu quiser! hauhauhauhaua

Mas vamos ao que interessa? Esses dois parques localizados no bairro Jardim Botânico na Zona Sul da cidade são maravilhosos: paz, natureza, contemplação, perfume, sons... Lindos!
São relativamente perto um do outro (eu não tenho pena de andar rs), uns 20 minutos no máximo de caminhada, mas vale considerar que o passeio em si é caminhada, então se quiser fazer os dois no mesmo dia tem que ter disposição.
Eu descobri o Parque Lage por acaso, quando fui no jardim botânico pela primeira vez. Vi um monte de árvores e grade, resolvi descer pq achei que tinha chegado no Jardim Botânico e que bela surpresa!
Lago, trilhas, playground, um aquário lindo, castelo (fechado para obras), e a sede da Escola de Artes Visuais que sempre tem exposições de arte, além de um café bem charmoso... tudo para um dia agradável.
O Jardim Botânico é tudoooooooo! Abriga espécies raras da flora, esculturas lindas, dividido em áreas como Jardim Japonês, Orquidário, Chafariz das Musas, Rosário, Lago Frei Leandro, Jardim Sensorial  e outros...
Considero a lanchonete um ponto fraco, só tentei lanchar nela da primeira vez que fui, poucas opções e caras. Muito melhor é levar um farnelzinho, toalha quadriculada  e aproveitar para  fazer um piquenique!







2- Centro do Rio:

No Centro temos inúmeras opções de lazer, gastronomia e cultura. Escolhi os passeios que mais gosto e lá vamos nós! No primeiro sábado do mês acontece na rua do Lavradio a "feira de Antiguidades", é muito bom aquilo, gente! Roupas maneiras, acessórios, sapatos tudo moderninho (opa mas não era de antiguidades?!) e objetos variados de ontem, hj e sempre, restaurantes, comida de rua, shows, enfim... tudoooooooooo!
Aproveitando que estou no Centro nada melhor que uma passadinha no meu centro cultural preferido, o CCBB, localizado à Rua Primeiro de Março 66. Exposições de renome passam por lá, além de peças a preços populares, mostras de filmes, espetáculos de dança, a exposição fixa e aquelas exposições que não são tão conhecidas mas são maravilhosas! E a arquitetura do prédio é um caso a parte. Lindo!
Claro que tem muitos outros centros culturais no centro, outros teatros, mas esse é um charme e é o meu preferido!

 Exposição: Obsessão Infinita

 Exposição: Obsessão Infinita

  Exposição: Obsessão Infinita

 Essa abóbada... Linda!

Exposição Salvador Dalí

1- Pista Claudio Coutinho

Que delícia de passeio! Passar o dia em contato com a natureza em um dos principais cartões postais do Rio de janeiro, com vista privilegiada de vários pontos da cidade e uma praia aos pés... Tem coisa melhor?! Não!
No canto esquerdo da Praia Vermelha (Urca) fica a Pista Claudio Coutinho, ótima para caminhadas, corridas, piquenique (sempre pensando em comer rsrs), observação de fauna e flora.
Da primeira vez que fui com minha irmã e uma amiga, ficamos sem saber onde subir pro Morro da Urca, porque ela meio que acaba "de repente", mas na volta vimos a entrada para a trilha e resolvemos encarar. Bem, é aquilo né?! Pra quem não está acostumado é ir no estilo Martinho da Vila, devagar, devagarinho que um dia você chega lá rsrsrrs
Subimos, subimos, subimos e encontramos dois rapazes descendo, eles nos disseram que estávamos quase chegando, faltavam só uns 5 minutos... Era mentira subimos mais um tempão (no nosso ritmo), chegamos lá botando os bofes pra fora e cantando "We are the champions", mas valeu a pena!
Nem da vontade de descer...
Você pode pegar o bondinho e ir pro Pão de açúcar, pegar o bondinho descendo pra Praia Vermelha ou descer a trilha a pé. Diz a lenda que a última descida do bondinho é gratuita para todos, digo lenda porque não fui então não sei hauhauhauhauhua
Depois de tudo isso relax na praia! Tá certo que às vezes a Praia Vermelha não está própria pra banho, tem que ficar de olho, mas das vezes que fui estava mara!







 Pessoal, foi mal o tamanho do post, mas são praticamente 5 em 1 rsrsrs e eu estava um tempo sem postar, estava com saudades de vocês! rs

Espero que tenha ajudado. minha intenção nem era dar muitos detalhes e sim lhes dar uma luz, o resto é com vocês!

Bjuxxx até a próxima!

4 comentários:

  1. Ficou lindo! Valeu apena esperar! É um convite ao Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  2. Adoro mães que comentam nos posts...hhahahah

    OBS: A lenda do último bondinho 0800 é super verdade ;)

    ResponderExcluir
  3. Mammy que comenta logada no meu nick é tudoooooooooo! hauhauhauhuahau

    Qualquer dia desses vou curtir essa lenda rsrsrs

    ResponderExcluir