quarta-feira, 22 de abril de 2015

Cronograma Capilar


No post anterior, falei um pouco sobre o "semi abandono" dos meus cabelos durante a viagem, então pra me redimir do desapego vamos conversar um pouquinho sobre cronograma capilar rs

Bom, não terei uma linguagem muito técnica, só vou compartilhar algo que aprendi e mudou meu modo de me relacionar com a minha juba.
Pode ser feito por todos os tipos de cabelos, não tem contra indicação.

Cronograma capilar é uma técnica de tratamento que consiste em repor os componentes básicos do fio: água, lipídios e queratina. Respectivamente nas etapas: hidratação, nutrição e reconstrução, a princípio três vezes por semana.

Invés de usar o mesmo creme de hidratação toda vez que lavar os cabelos, vai precisar ter pelo menos três com princípios ativos diferentes, parece que vai gastar mais mas no fim o resultado é ótimo. Isso desfaz aquela impressão que temos de "meu cabelo acostumou com o creme". O cabelo quer outro princípio ativo, então dê! Eles tem vida própria sim!! hauhauha

Fases do Cronograma


Hidratação: Cremes à base de vegetais, pantenol, açúcares, glicerina. Pode ser feita com mais frequência, pois não sobrecarrega os fios. É a primeira etapa, confere maciez, sedosidade e balanço aos fios.

Nutrição: Cremes à base de manteigas e óleos (karité, cupuaçu, coco, argan, azeite de olive, abacate e outros). Fase de combate ao ressacamento, frizz, pontas duplas, tem resultado imediato.

Reconstrução: Produtos à base de proteínas (creatina, queratina, tudo que é "ina" rs), colágeno, gémen de trigo, aminoácidos. Muita cautela, pois essa fase tende a enrijecer os fios caso seja feita com muita frequência, levando à quebra dos cabelos.

Existem tabelas que vão auxiliar o seguimento do cronograma pra você não ficar perdida, mas pra mim, o melhor é conhecer seu cabelo e saber o que ele está precisando no momento. Até pq não sou muito disciplinada...

Pulinhos do Gato

Hidratação: Podem ser adicionadas vitaminas, glicerina ou Bepantol ao creme de hidratação para potencializar seu efeito.

Nutrição: Podem ser usados mel e óleos vegetais puros ou misturados ao creme para incrementar o poder da nutrição. Mas atenção! Tem que ser óleo 100% vegetal (óleo de coco, azeite extra virgem, óleo de semente de uva...), os óleos minerais envelopam o fio impedindo a nutrição de penetrar, mascarando o resultado, aparência brilho porém sem nutrição e saúde, sai tudo na lavagem.

Reconstrução: Podem ser utilizadas para a reconstrução receitinhas naturais como clara de ovos ou banho de gelatina (incolor e sem sabor né!), substituindo o creme ou a queratina líquida ou em gel.

Algumas sugestões de cronograma de acordo com seu tipo de cabelo: 




Se você colocar "Cronograma Capilar" no Google ou no YouTube, vai ter muita coisa legal a respeito, esse post foi só pra te animar, afinal não é um blog sobre cabelos, mas nada impede a gente de falar do que dá na telha, né?! rsrsr


Dúvidas, ideias novas, suas próprias receitinhas?! É só compartilhar! 
Fala que eu te escuto!



Nenhum comentário:

Postar um comentário