terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Eu no talentos 2016

Na primeira semana de dezembro participei de um evento muito legal que acontece aqui no Rio de Janeiro: o Talentos Senac, que é uma competição entre os alunos de todas as unidades do Senac do Estado. Isso mobiliza muita gente! Já tinha ido no evento ano passado só pra conhecer e a estrutura me surpreendeu, esperava umas tendinhas na Praia de Copacabana, uns serviços, demonstrações e um palco, nada muito grande e para minha surpresa de de cara com uma mega arena, depois que você entrava até esquecia que estava na praia, era um verdadeiro salão de congressos e eventos. Mesmo já sabendo do porte do evento esse ano não teve como... Me surpreendi de novo! O conceito do evento foi todo pensado na Cidade Talentos, era como se fosse uma cidade onde cada estabelecimento oferecia serviços e ao mesmo tempo era área de competição dos alunos, então tinha hospital, hotel, padaria, spa, restaurante, cinema, salão de beleza, praças, ruas, bike foods, agência de desing, centro de audiovisual, games de realidade virtual,  até uma moeda própria! O mais legal é que além de competição, o Talentos é uma grande vitrine onde empresas e contratantes estão de olho em candidatos a vagas no mercado de trabalho, e é aberto ao público que pode conhecer o tanto de curso que é oferecido pelo Senac, inclusive gratuitamente pelo PSG, além de utilizar os serviços de beleza e bem-estar, palestras e workshops  oferecidos gratuitamente.

Quem vê acha que o evento acontece apenas naqueles dias, mas na verdade durante o ano vem acontecendo etapas eliminatórias, onde concorremos na primeira etapa com os alunos do mesmo curso e da mesma unidade, na próxima fase, a etapa regional, concorremos com alunos das unidades próximas da sua região e aí sim vem a final. 

Dessa vez participei como finalista e foi uma experiência maravilhosa! Como diria Faustão: "Tanto no pessoal, como no profissional!" eu aprendi bastante. Conheci pessoas maravilhosas, cada um dos finalistas me ensinou um pouco, aprendi a confiar mais em mim, que é preciso pensar rápido e ter poder de decisão mesmo sob pressão (É... não é fácil), concentração, domínio do nervosismo, técnicas de relaxamento... Nossa a gente passa um nervo, viu?! Ainda mais quando nos dois dias de prova você é dos últimos a ser sorteado, haja coração!
Não consegui ficar entre os três primeiros colocados, mas fiquei muito feliz pelos colegas que chegaram lá! Como sempre ouvíamos e repetíamos uns para os outros naqueles dias: "estar ali entre os finalistas já é uma vitória!"

Os pontos altos foram vários... Participação de Giovanne Gávio, Tadeu Smith na abertura e do Porta dos Fundos no encerramento, o rap feito por um aluno do curso de audiovisual (nossa, foi emocionante!), ver minha amiga e fada madrinha Gaby atuando como avaliadora e palestrante, e o restaurante do Hotel Windsor Excelsior onde almoçávamos com as melhores sobremesas pra Gordiane nenhuma botar defeito! (vocês pensaram que eu não ia falar de comida hoje?! rsrs)

Dito tudo isso quero agradecer! Recebi muitas mensagens de apoio, família, amigos de perto e que estão longe. Obrigada mesmo por acreditar em mim! Agradeço também aos meu professores cada um que contribuiu para minha formação profissional, à equipe da Unidade Santa Luzia que foi nota mil, sempre cuidando de cada um e se disponibilizando em tudo. Aos avaliadores, por me ajudar a manter a calma, pela avaliação sincera que nos permite melhorar onde precisa ser melhorado. À Fernanda, nossa coordenadora querida e fofa por me aturar no whatsapp toda vez que pintava uma dúvida, por ser essa pessoal super alto astral e profissional competente que faz a gente babar. À Gaby por me incentivar todas as vezes que não acreditei no meu potencial. Minha mãe, minha irmã e minha amiga Mariana que foram lá me prestigiar, suas lindas! E um super agradecimento aos hostels CopaHostel e Ehostel que foram meus parceiros e me hospedaram para que eu pudesse chegar no local de competição descansada, linda, bela e fresca sem precisar pegar trânsito de Bangu a Copacabana. Fui super bem atendida em ambos e em breve postarei o review de cada hostel.

E porque estou compartilhando isso com vocês? Porque o blog tem muita participação nisso! A minha busca pelo autoconhecimento começou nas viagens, daí veio a necessidade de compartilhar isso no blog e ao me conhecer cada vez mais percebi que teria um lugar pra mim na carreira de turismo. Fiz o curso técnico em guia de turismo, foi maravilhoso, foi intenso, muitas emoções... O curso me levou ao talentos e o blog está mais envolvido na minha profissão do que algum dia eu já imaginei!


 Só posso dizer que em breve teremos novidades!


























6 comentários: