sábado, 24 de janeiro de 2015

Mariana

Acordei cedo, tomei café (o café tava show tb!Chega de café "INHO" hauhau) e fui pra estação conforme a Ju me ensinou, mas fui cedo pq disseram que tinha fila e conforme li aqui no site o bom é sentar no lado direito quando se está indo para Mariana. No trem teve apresentação da banda Dixieland, a mesma que passou se apresentando na rua ontem, eles são tão engraçados e divertidos! Animaram bem o vagão! Além deles estava tendo um festival de coral na cidade e umas senhoras de um coral estavam no vagão e elas eram bem animadas! Ou seja nada de monotonia na viagem!

A viagem foi bem tranquila, paisagens bonitas, mas como alguns já tinham dito, realmente está poluído e tal... mas eu fui pq realmente foi a primeira coisa que me atraiu para ir à Ouro Preto, então reuní o maior número de informações possíveis e ponderei o meu desejo de conhecer o passeio, os prós e os contras, o valor e achei que valia a pena pagar R$ 40,00 pelo passeio. Foi bem legal! Tirei muitas fotos, mas acho que a vale ou as autoridades das cidades deviam trabalhar pela preservação da paisagem, senão daqui a pouco não tem mais nada pra se ver.
Passeio de Maria Fumaça

Chegando em Mariana fui em algumas atrações da estação da vale mas não perdi muito tempo... Tem que andar um pouquinho pra chegar no centro histórico mas tem sinalização com placas, o ruim é que o centro de informações ao turista estava fechado e cheio de gente estranha em volta, uns velhinhos que estavam tão perdidos quanto eu ficaram ali rodando e eu fiquei com medo por eles, fui na frente achei outro posto de informações, peguei um mapa e indiquei o caminho pra eles... Talvez naquela situação não houvesse perigo mas carioca é desconfiado "mermo mermão"! rsrsrs
Em Mariana eu fiquei que nem pinto no lixo, parece que me deram corda e eu saí andando como uma doida! rsrsr Com meu mapinha em mãos fui nas principais igrejas e praças, saí me emaranhando nas ruas, tirei fotos de cemitérios (adoro!), segui um grupo com guia até a Igreja de São Pedro dos Clérigos que é láááá longe numa subida e para minha tristeza estava fechada quando penso que não já estava eu cercada de "artesãos-guias-e-tudo-mais-que-vc-quiser" cada um mais esquisito que o outro! Afff saí "voada"! Não podia me perder do "meu grupo"! hauhauhauhuahua

Tentei ir no museu de Arte Sacra mas estava fechado para almoço, então resolvi almoçar também. Seguindo dicas aqui do site fui no King's Burguer tem comida a quilo mais barata que nos demais restaurantes e pasmem o refri e o suco eram R$3,00!!! Comi bem e nem teve espaço para sobremesa... Fui descansar o almoço na Praça Gomes Freire, nossa que lugar encantador! Pássaros, flores perfumadas, lago com peixinhos, criancinhas fofas brincando, sombrinha fresca, isso foi bom pq quando saí de Ouro Preto estava frio e nublado, já em Mariana fez um sol de rachar que eu tive que arrancar as camadas de roupa, tipo um strip tease! Ai que loucura!! hauhauha

Praça Gomes Freire

Depois de esperar o bucho esvaziar fui para o Museu de Arte Sacra e o acervo é bem interessante. Como não sou católica, aprendi muitas coisas sobre a liturgia... As obras de Aleijadinhos são belíssimas, sobressaem em relação às outras! A entrada no museu foi R$ 8,00 e deu direito à visita da Igreja da Sé que é muito bonita tb. Nessa igreja tem um concerto de órgão aos domingos pena que era sábado...
 Igreja de São Pedro Clérigo, andei tanto pra estar fechada, que triste!

Praça Minas Gerais

Bom, vi tudo que tinha pra ver em Mariana pena que muitas igrejas estavam fechadas... Voltei pra Ouro Preto de ônibus para poder ir na Mina da Passagem.

Consegui descer direitinho no lugar e achei meio desertão e tal mas chegando na bilheteria me animei um pouco mais pq tinha uma família que ia descer tb, a descida é bem íngreme em um carrinho tipo de parque de diversões, bem legal! Lá embaixo é bem interessante e a guia explicou tudo direitinho sobre a história e a geografia do lugar, dentro da mina tinha um lago enorme com a água de cores fantásticas que inclusive causam uma ilusão de ótica quanto à profundidade (pena que nas fotos não parece rsrs). A guia disse que em dias que não tem mergulho os visitantes podem se banhar e para nosso azar estava tendo mergulho. Gostei muito do passeio da mina valeu os R$ 30,00

Pra ir embora da mina segui pro ponto de ônibus, todos entraram em seus carros e fiquei eu sozinha no meio da estrada! rsrsrs
 Entrada da Mina da Passagem

Mina da Passagem

Lago subterrâneo, a foto não mostra nem metade da beleza!

Na estrada

A viagem de volta foi um caso à parte, peguei um ônibus cheio, com a participação especial de um bêbado que foi perturbando o juízo do povo até ser expulso no meio do caminho por ter beijado uma passageira! hauhauhauhau

Chegando em Ouro Preto desci perto de uma igreja e estava começando o casamento, aproveitei para entrar e visitar sem pagar! Ainda fiquei esperando a noiva chegar! Quase fui ficando pra ir na festa também hauhauhuahua

Here comes the Bride!

Cheguei no hostel e para minha surpresa tinha companhia! Dois chilenos que largaram tudo e estavam viajando sem rumo enquanto o dinheiro desse (um dia ainda faço isso!), conversamos um pouco, me arrumei e fui encontrar a Lidi para irmos ao festival de Jazz. Esta noite as atrações foram: Underground Horns (muito bom!) Alessandra Maestrini (a eterna "Bozena" rsrsr, canta muito bem! Nem sabia que era cantora!), Richard Padron (normal) e o último eu não vi.
Conseguimos sentar na área vip (que estava vazia por sinal), fizemos amizade com uma menina que sentou ao nosso lado a Fernanda e foi muito divertido pq a gente se deu super bem. No fim da apresentação da Alessandra Maestrini a Fernanda pediu pra ela fazer a personagem Bozena hauhauhuahua foi hilário! Depois ainda entrou no camarim e ficou lá um tempão, fazendo com que Lidi e eu entrássemos para buscá-la, acabei tirando foto com a artista rsrsrs
Resolvemos comer um pastel e demorou muito mas foi bom pra conversarmos, rirmos muito e sairmos da pastelaria cheirando a óleo reutilizado!

Festival de Jazz

Momento Amaury Jr. rsrsrs

Que Dia show!! Muitas risadas, momentos de introspecção e contemplação, música boa, amizades novas... Amanhã tem mais! Último dia em Ouro Preto!