segunda-feira, 30 de março de 2015

Orgulhos Bestas

Esses dias me peguei irritada com uma coisa: as pessoas estão cada vez mais chatas, portando e ostentando seus orgulhos bestas!
Não estou dizendo que se você passou em primeiro lugar no vestibular, conseguiu uma promoção no trabalho, vai ser mãe/pai, ou qualquer outra realização pessoal, não deva se orgulhar, ficar feliz pela sua conquista. Não, não é isso! 
Estou falando dos "orgulhos bestas", aqueles que às vezes carregamos sem nos dar conta do quão ridículos eles nos fazem parecer.
Eles aparecem nas conversas seja de forma sutil ou gritante, é irmão mais novo do preconceito e da intolerância e se não tomarmos cuidado estamos nós embalando um pequeno orgulho besta nos braços.
Seja por não ver determinados programas de tv, não curtir determinados estilos de música, não ir a tal e tal lugar, comer ou não comer isso ou aquilo... 
Podemos ter nossas preferências, não estou dizendo que temos que gostar das mesmas coisas, mas quando minhas preferências, que não mudam nada na minha vida e menos ainda na vida do outro, são colocadas num patamar tão elevado que quase geram uma guerra civil (aproveitando a onda de memes do Civil War hauhuaa), temos que parar pra pensar um pouquinho.
Pra que tornar o mundo um lugar mais irritante e até hostil com discussões interminável na internet sobre personagens de tv ou uma celebridade que nem te conhece? Pior ainda, sobre o filho dessa celebridade!! Por que julgar ser melhor que o outro por causa da religião que professa? Pra que generalizar que só um tipo de pessoa gosta de um determinado estilo musical?
Logo que comecei a frequentar comunidades e fóruns de mochileiros fiquei meio chocada com a quantidade de pessoas carregando orgulhos bestas maiores que a mochila: se desfazendo de iniciantes, classificando todo mundo como "turistão", jugando quem carrega mala ou não curte camping, ninguém era nunca "bom o suficiente" pra ser considerado mochileiro. Quanta bobagem! E isso no meio de pessoas que dizem ser abertas a pensamentos e culturas diferentes, dispostas a sempre aprender com a experiência... 
O mais louco é que nem posso ter o orgulho besta de não ter orgulhos bestas, porque se eu parar pra ver devo ter algum... Essas praguinhas crescem quando menos esperamos!
O mais irritante do orgulho besta é a arrogância com que se apresenta, sua função é dizer: eu sou "O Melhor do Mundo!" mas geralmente em algo que ninguém dá a menor importância! 
Mesmo com essas praguinhas o tempo todo nos assediando, que tal tentarmos aos poucos nos desfazer delas? Vamos ser mais leves? Vamos ser mais felizes? Vamos fazer menos questão de tolice?
Afinal, as pessoas vão continuar vivendo suas vidas como melhor lhes parece e não como achamos que elas devem viver. O mundo continuará girando com ou sem eles, mas sem os orgulhos bestas com certeza será um lugar melhor pra se viver.





Um comentário: