quinta-feira, 14 de maio de 2015

Hostel, por que não?!



Uma coisa que quero falar a tempos é sobre hostel. Por quê? Porque quando digo que vou viajar e me hospedei num hostel as reações são as mais variadas e surpreendentes possíveis: "Ai credo! Dormir com estranhos no mesmo quarto?!" "Vc não tem medo de roubarem suas coisas?!", são apenas algumas delas, mas quando traduzo a palavra hostel (albergue) é que o povo pira: "Mas albergue não é aqueles abrigos pra mendigos?", e por aí vai...
Somado a isso temos aquela clássica frase: "Não tenho grana pra viajar, hospedagem é tão caro...", e cá estou eu pra ajudar você a sair dessa! rsrs

Então como diria Jack Estripador, vamos por partes...

O que é um Hostel?

Basicamente, hostel é uma hospedagem diferenciada pelo fato de ter as áreas comuns (living, cozinha, sala de jogos...) e os quartos compartilhados. Isso faz com que se tenha um serviço de qualidade por um preço mais acessível. Uma característica marcante do hostel é a interação social, por isso os hostels são bastante procurados por viajantes sozinhos, grupos, mochileiros e todo tipo de pessoas aberta a novas amizades, que esperam fazer dessa hospedagem parte da experiência da viagem (ou que querem pagar mais barato apenas! hauhauhua)

Mas não é perigoso dormir com um monte de estranhos no mesmo quarto?

Perigos existem em todo lugar e em tudo que se vá fazer, mas nem por isso deixamos de fazer nossas atividades normais do dia a dia, né?! Bom, geralmente, os hostels tem portaria e algumas regras mas isso varia muito e nem sempre garante muita coisa. Nos quartos, a maioria dos hostels tem lockers ou guarda volumes onde você pode guardar todas as suas coisinhas, colocando um cadeado (não esqueça o cadeado! rsrs). Quando me hospedei em hostel pela primeira vez, ficava o tempo todo igual uma formiguinha, guardando tudo como se alguém fosse roubar até minha escova de dente, mas com o tempo vai pegando a manha e sabe o que dá pra deixa mais relax e o que não dá.


Mas sei lá... se alguém te agarra no meio da noite?!

Não vou te dizer que nunca pensei isso... hauhuahuahuhauhauhuaa
E pra mim foi uma ótima experiencia ficar num hostel misto logo na minha primeira hospedagem. Eu era a única menina no quarto e isso não fez a menor diferença! Ficou todo mundo de boa, fiz amizades, aprendi sobre a cultura deles e eles da minha, e algo que me chamou muito a atenção foi o espanto deles pelo fato de eu, uma brasileira estar viajando sozinha e hospedada em quarto misto. Claro que isso tem mudado muito, mas é notável os gringos estão bem à frente nessa questão.
Acho que nesse caso, o lance é não dar "ocasião ao ladrão" e usar a racionalidade, alguns medos são realmente irracionais. Cabe a nós saber medir o que é real e o que não é e se controlar.


Como vou saber em qual hostel me hospedar?

Uma rápida pesquisa no google dá conta de resolver seu problema. Há vários sites de avaliação de hospedagem (Tripadvisor, mochileiros.com...) mas o boca a boca também funciona muito bem. É sempre bom saber a opinião de outras pessoas sobre o hostel, o que gostaram e o que não gostaram, pra poder avaliar se a hospedagem se enquadra em seus critérios.
Outra boa opção é buscar hostel que pertença a uma rede, tipo os da HI Hostel, Che Lagarto, Hostelworld, porque eles precisam se adequar a um certo padrão de qualidade, então é quase (eu disse quase) certo que sejam bons.



Vantagens de se hospedar em um hostel



Economia

Eu já falei que é mais barato né?! Mas é sempre bom repetir! Isso conta muuuuitoooo!

Outra coisa que te permite bastante economia é que a maioria dos hostels oferece café da manhã incluso, e a cozinha é comum a todos ou seja você pode preparar alguma coisinha pra comer nas outras refeições e economizar mais um pouquinho.

Mesmo que você opte por ficar em quarto privado (casal ou família) ainda sim a diária é mais barata que em hotéis e pousadas.



Diversão e companhia

No entra e sai de um quarto de hostel se consegue muita coisa! Dicas de passeios e lugares para ir, aquela última pessoa que estava faltando no carro pro passeio ter aquele desconto, uma amizade que vai pra vida, ou apenas pessoas que vão passar mas vão deixar sua marca.

Se você está sozinho, ótimo! Os grupos te adotam ou você encontra alguém também sozinho e pronto!

O clima como um todo é acolhedor e isso vem desde os donos (que muitas vezes estão lá conversando com os hóspedes), ao staff e hóspedes. 



Desvantagens de se hospedar em um hostel


O que pode ser desvantagens pra uns eu considero como aprendizado e risadas no futuro por mais que na hora posa irritar um pouco: é um hóspede mala, pessoa que não entendeu o conceito da hospedagem e não sabe dividir espaço, coleguinha com chulé, bafo, cecê ou similares e por aí vai...

Se o hostel tem poucos banheiros para muitos hóspedes pode ser uma desvantagem também mas nada melhor que traçar um planinho e tomar banho nas horas menos procuradas.


Importante: Observar a política do local, sobre check in, check out, atrasos, serviços, taxas, e o que está incluso na diária para evitar mal entendido. Também é bom fazer a reserva antes.


Espero que você tenha experiências maravilhosas! Me conta, viu?!












6 comentários:

  1. Adorei o post. As pessoas fazem mesmo cara feia e de espanto quando você diz que vai ficar num quarto com estranho. E quando você diz que vai ficar num quarto com estranhos que conheceu pelo whatsapp então nossssss hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahuahuhuahuahuhauhuahuhaua
      Nem falaaaaaaaaaa! É infarto na certa! hauhauhuahuhaua
      Mas sem dúvida é maravilhoso!

      Excluir
    2. Eu fui uma que no começo pensei: Nossa dormir com estranhos! mesmo não sendo mochileira e nem viajante kkkk é bom estar ligada e antenada, vai que surge uma oportunidadade. Jaqueline

      Excluir
    3. Como dizem os escoteiros: Sempre alerta! rs

      Excluir
  2. Que barato, Raquel! Lindo, divertido e útil o seu blog!

    ResponderExcluir