sexta-feira, 17 de julho de 2015

Eu vi Gnomos... Último dia em São Thomé das Letras

Último dia na cidade, resolvemos ficar por lá mesmo e ver as atrações e os gnomos de STL.(Nada de viajem! Tô falando as estatuetas que tem pra todo lado! Continuo caretinha, caretinha rsrs) 

Acordamos num horário mais razoável e depois do café partimos para a aventura. Como já disse, o Sumé Hostel fica na parte alta da cidade bem próximo à subida do Cruzeiro, Mirante, Pedra da Bruxa e Pirâmide. Essas atrações dão uma vista belíssima dos campos de STL, mas os seres humanos tem dado prova do seu poder de destruição, muitas garrafas quebradas, latinhas de cerveja, odor de urina, camisinhas usadas, lixo pra todo lado tirando parte do encanto natural do lugar.

Fora isso, realmente é bem bonito e o meu lugar preferido foi o Mirante. Mesmo morrendo de medo de altura e de despencar precipício abaixo, dá vontade de ficar ali por horas e horas e esquecer da vida...
Voar, voar, subir, subir... rsrs

 
Vista do Mirante


A pedra da Bruxa fica bem próximo, é só seguir as placas indicativas. Nesse lugar tive dois pequenos problemas, nada de grave: Não conseguimos identificar a "Bruxa" na pedra e Não consegui subir direito nas pedras porque minha calça estava tão apertada que poderia rasgar a qualquer momento! hauhauhauhuahuah
Faltou um pouco de informação sobre a Pedra da Bruxa, um guia ou apenas alguém com uma imaginação um pouco mais fértil pra mostrar o formato do raio da Bruxa! #ForçaumabarrapraveraBruxa
Mas de qualquer forma o lugar é bem encantador, e isso é o que importa! Afinal não estava afim de topar com Bruxa mesmo! rsrsrs


Modelando na Pedra da Bruxa



Nos arredores da Pedra da Bruxa

A Pirâmide é um caso à parte... Aquilo lá está sempre cheio, difícil conseguir fotos sem figurantes, um cheiro insuportável de urina. Muita gente comenta em fóruns e blogs que é trash, mas acho que vale ir lá pra conhecer...

Vista da Pirâmide


Caminho do Cruzeiro para a Pirâmide


Se alguém souber usar o Photoshop, tira esse monte de gente da minha foto?! rsrs

Depois desse momento "Good Vibes" descemos para a praça da cidade pra almoçar. comemos um churrasco misto com acompanhamentos, preço justo, serviu bem, estava gostoso. Foi no restaurante ao lado do péssimo restaurante que tomamos o caldo no dia anterior. Também não lembro o nome, pois como já disse, na época dessa viagem, não tinha a intenção de ter um blog (foi mal, people...)

Depois do almoço demos uma parada na igreja da praça, pena que estava fechada. Ali mesmo na praça tem a Gruta São Thomé, pequena porém de grande valor histórico* para a cidade. na parte de cima dela se tem uma vista ampla da cidade, ficamos lá deitados, esparramados de barriga cheia e descansando da caminhada da manhã.

História da Gruta São Thomé*

A lenda que deu origem a toda a história da cidade de São Thomé das Letras aconteceu em uma gruta.
João Antão escravo da Fazenda Campo Alegre, cujo romance com a irmã de seu senhor, o Capitão João Francisco Junqueira, havia sido descoberto, cansado dos maus tratos, refugiou-se em uma gruta no alto da serra, onde passou a viver da pesca, frutos e raízes da região. Um dia um senhor de vestes brancas apareceu para o escravo lhe entregando um bilhete e dizendo que, se ele o entregasse ao capitão, este o perdoaria. Ao ler o bilhete, o Capitão lhe ordenou que o levasse até a gruta, onde encontraram uma imagem de São Tomé entalhada em madeira.
João Francisco, homem profundamente religioso recolheu a imagem e a levou para casa.A imagem sumiu e reapareceu na gruta por várias vezes. Acreditando ser um milagre, o Capitão mandou erguer uma capela no local, onde, em 1785, foi construída a Igreja Matriz, originando assim o povoado; dizem que o filho do Capitão, Gabriel Francisco Junqueira, o Barão de Alfenas, título este concedido por D. Pedro II, foi sepultado debaixo do altar da igreja.
A igreja, construída em estilo barroco, abriga em sua nave principal a pintura do mestre Joaquim José da Natividade, altares em estilo rococó e várias imagens de madeira do século XVIII.
A origem do nome da cidade deve-se à aparição do santo e às inscrições rupestres encontradas na entrada da gruta que não se sabe terem sido feitas pelos índios cataguases antigos moradores da região ou se são palavras deixadas pelo santo.

Extraído de http://www.visitesaothome.com.br/index.php?q=cidade

Olha o flagra! rsrs  


Igreja Matriz  

 São Thomé das Letras sem Malucos Beleza, Não é São Thomé das Letras!


Na Praça 


Gruta São Thomé 


Gruta São Thomé

 Vista do alto da Gruta São Thomé


Cidade pequena, praça, igrejinha... faltou o que?! Cemitério!!Adorooooooooooo hauhauhauhauhua
Nos fundos da igreja tem o cemitério de STL e como a cidade é bem louca, não podia faltar um túmulo personalizado! Outros bem antigos também...

Coisas que só se veem em STL!

Tomamos um sorvetinho e voltamos para o hostel, assistimos o pôr do sol lá mesmo e mais uma vez foi um espetáculo! 
Sempre que pesquisava sobre o que fazer à noite em STL, li boas recomendações sobre a pizzaria Ser Criativo e que é um programa de lei comer uma pizza feita na pedra no fogão à lenha. Então lá fomos nós, Tati e eu, ver se a pizza era isso tudo mesmo. 
Demos um rolezinho pela cidade e estava muito cheia por causa de um encontro de motoclubes que estava acontecendo. Achei bem legal, as motos uma mais linda que a outra, a preocupação deles com o figurino, caracterização, apetrechos das motos, famílias inteiras de motoqueiros... Muito legal!
Recebemos um panfleto do show do Ventania que aconteceria naquela noite, mas resolvemos não ir. O local do show era meio afastado da cidade, estava um frio violento e estávamos a pé.
Fomos à pizzaria e o local é bem charmoso. decoração rústica... Difícil foi arrumar lugar pra sentar, tivemos que ficar esperando um tempão, mas compensou pois a pizza é bem gostosa.

Cidade bombando rsrs

Voltamos para o hostel por causa do frio, porém determinadas a acordar bem cedinho pra ver o sol nascer no Mirante, afinal era nossa última chance! 
Conseguimos vencer o sono e o frio e lá fomos nós assistir o primeiro sol do inverno nascer. E tinha uns doidos lá também mas nem se compara ao volume de pessoas no pôr do sol!
Assim nos despedimos de STL, com vontade de voltar, de viajar naquela paz, no reggae constante do hostel, nas cachoeiras maravilhosas, naquela natureza deslumbrante e superlativa! 
Seja bem vindo inverno!


 Lindo espetáculo da natureza



Vou guardar STL no coração




Um comentário:

  1. Show! Já conhecia a história da Gruta. As fotos estão muito legais e essa última era um spoiler de um brinco que te dei depois, rsrsrs.

    ResponderExcluir