sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Praia Vermelha - Angra dos Reis



Sabe aquele cantinho do mundo que você quer só pra você e mais ninguém? Que quando você está la parece que o mundo pára, que te traz recordações de verões maravilhosos? Tranquilo, natureza exuberante, poucos visitantes...
Logo que comecei a escrever no blog bateu a dúvida: escrever ou não sobre Praia Vermelha?!
Mas ao voltar da praia ontem caiu a ficha, Praia Vermelha não é mais aquele recanto desconhecido às margens da Rodovia Rio Santos a muito tempo.
Localizada na Costa Verde (RJ), no município de Angra dos Reis, entre Praia Brava e a Vila Histórica de Mamucaba, Praia Vermelha é um achado.
Uma praia calma, de águas mornas e de tons de verde escuro típicos da região, com faixa de areia de tons que vão do amarelo ao avermelhado e em alguns pontos com a também característica e quase extinta areia preta e fina, em seus 800 metros de extensão. Em cada uma das suas extremidades desemboca um pequeno riacho, e há também a moldura de rochedos e mata atlântica para completar a beleza do cenário.
Como tenho familiares residindo lá, conheço o local desde quando se podia ir pra praia de manhã e deixar suas coisas lá, subir para almoçar e ao voltar estaria tudo lá como você deixou. Todo mundo se conhecia, e os turistas eram tão poucos que você acabava conhecendo eles também. Hoje, fora de temporada ainda há uma certa tranquilidade, mas em em época de férias e feriados já não é mais aquele recanto de sossego e privacidade.


Existem algumas pousadas: a Pousada Feitiço Caiçara e a Pousada das Flores, ambas aparentam ser bem aconchegantes e tem vista privilegiada da praia. Também tem a Pousada Acqua Marinha e o flat Ocean Green. Outra opção de hospedagem é conversar com os moradores em busca de casa para aluguel. 

Para comer, nada melhor que frutos do mar e isso você encontra no Restaurante Íris: peixe frito, camarão frito, lula à dorê, pirão e caldeirada são algumas das delícias que você pode degustar! Tudo fresquinho e delicioso! Se você for ficar lá por alguns dias, mercado, farmácia, comércio em geral só em Praia Brava e Perequê.

Na praia há a possibilidade de alugar kaiak e stand up (SUP) ou ainda alugar uma lancha ou barco para fazer passeios pelas praias e ilhas da proximidade. Outra opção é usar snorkel nas extremidades da praia onde há rochedos e concentração de vida marinha. Quem gosta de pescar também vai poder passar horas se divertindo com seu hobby.

Seja num bate e volta, num roteiro de 3 ou 5 dias incluindo outras praias da região, Praia Vermelha é um lugar indispensável para quem vai à Costa Verde!



Praia Vermelha




No final da praia, encontro da nascente com o mar




Chegando na praia ao amanhecer! Coisa linda!




 Snorkel - Nesse dia apareceu uma tartaruga! :)


3 comentários: