segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Oh dúvida cruel!







Todo dia escolhas se apresentam a nós, estamos sempre escolhendo seja o sabor do sorvete, qual seriado assistir, pra onde viajar, qual curso fazer, em quem votar... E para pessoas indecisas como eu, isso pode ser uma tortura.
Me lembro de quantas vezes fiquei sem presente por causa da minha indecisão, e isso se repetiu um dia desses quando minha tia falou que estava numa loja de brincos e lembrou de mim, mandou umas fotos de brincos para eu escolher e aí já era! [RECAÍDA MODO ON] Demorei tanto, mudei tanto de opção que por fim ela teve que sair da loja e não comprou nada. E na vida também é assim, as oportunidades passam se ficamos escolhendo tempo demais, pensando demais.

É uma luta, já consigo escolher o sabor do sorvete, ir no spoletto e no subway sem travar a fila e enlouquecer os atendentes, mas quando se trata de escolhas que possam comprometer um pouco mais o futuro, não tem jeito bate a indecisão.

Mas por que?!
Indecisão é medo. Medo de perder, de escolher o errado, de não saber o que vem pela frente e como lidar com as escolhas. E o medo paralisa.

Usei exemplos simples como a escolha de um lanche pra ilustrar, mas isso num grau mais elevado pode ser mais prejudicial ainda. Escolhas profissionais, sentimentais, muita coisa pode ser comprometida tanto por uma "escolha errada" na visão de um indeciso, como por adiar muito a escolha na visão de alguém mais prático e decidido.

Mas o que isso tem a ver com viagem? Muita coisa! Conheço várias pessoas que não conseguem sair de casa por causa da indecisão. Não conseguem escolher o destino, o roteiro, onde se hospedar, e por aí vai... Quando vai ver, as férias já acabaram e nada aconteceu!

E não para por aí! Uma pessoa indecisa que vence essa barreira inicial e começa a viajar por conta própria, principalmente sozinha, se vê obrigada a tomar decisões durante a viagem. Mudanças no roteiro, imprevistos de todos os tipos, logística de deslocamento, onde comer, tudo sem delegar a opção de escolha ao outro, e às vezes sem muito tempo pra pensar. E as coisas acontecem, e ela percebe que independente do que escolha até dá pra consertar se não gostar muito do resultado e se não der, aprende a conviver com a escolha. Aprende que não existe "escolha errada",  que em tudo tem prós e contras, em alguns momentos vamos perder e em outros vamos ganhar, e quando só perder, estamos ganhando em aprendizado.

Não pretendo ter a solução pra esses dilemas, mas é apenas meu momento de abrir meu coração na janelinha da Perdigão com vocês, momento em que estou tomando decisões e preciso reforçar essas palavras no meu interior e talvez possa ajudar alguém. Momento de decidir, de pensar e de agir. Isso é a vida! 


Então vamos viver?!


Um comentário: