terça-feira, 24 de janeiro de 2017

5 Coisas para fazer em... MADUREIRA

"O meu lugar
Tem seus mitos e Seres de Luz
É bem perto de Osvaldo Cruz,
Cascadura, Vaz Lobo e Irajá


O meu lugar

É sorriso é paz e prazer
O seu nome é doce dizer
Madureira, lá laiá, Madureiraaa, lá laiá..."

Coisa boa é ser carioca e coisa melhor ainda é ser carioca na sua complexidade! Conhecer toda a cidade, fazer essa transição da zona sul para a zona norte...
Sim! Tem muita coisa boa pra fazer no Rio de Janeiro fora do eixo Copacabana- Cristo Redentor - Pão de Açúcar, e na zona norte tem tantas coisas para fazer que eu vou dedicar esse post a apenas um bairro: Madureira, o meu lugar! (Pode colocar a música do Arlindo Cruz pra tocar enquanto lê o post, ninguém  vai te julgar rs)

Tenho uma relação afetuosa antiga com o bairro porque quando eu era pequena o shopping mais próximo e o grande pólo de comércio ficava lá, todo ano fazíamos as compras de Natal e era sinônimo de ver a papai Noel, ir no Shopping dos Peixinhos...

Na adolescência estudava em Quintino, bairro próximo de Madureira, e não faltam histórias para contar dessa época.

Com o passar do tempo o amor só foi aumentando e hoje eu vou dividir com vocês toda a ginga do subúrbio carioca!

Cinco coisas para fazer em... 




Feijoada do Império Serrano


Todo terceiro sábado do mês acontece na quadra da escola de samba uma feijoada com muito samba. Nunca tinha ido à uma quadra, chamei meus amigos Rodrigo e Gisele para ir comigo já que eles são mais habituados ao mundo do samba e ainda encontrei meus primos que são parte da família Império Serrano.
Qualquer receio que eu pudesse ter sobre ficar deslocada caiu por terra logo nos primeiros minutos: uma quadra de escola de samba é um espaço tão democrático quanto uma praia! Tem de bebês de colo a idosos, todos movidos pela mesma paixão.
A entrada custa R$ 15,00 e o prato de feijoada completa e bem servida custa R$ 20,00, as bebidas eram baratas também.
A programação tem participação de atrações variadas do samba e no final a escola apresenta seus componentes ao som de sambas memoráveis e do samba enredo do ano.
Vou te falar... nessa hora é de arrepiar! Até quem não sabe, samba! Não dá pra ficar parado, mesmo que às vezes falte o fôlego rsrs
Sambei horrores! Ora fazendo a passista, ora no miudinho porque estava morrendo, mas sambei!


 Só sambista!

Feijoada deliciosa! 

 Como sambam essas meninas!

 Primeiro casal de Mestre Sala e Porta Bandeira

 Eu, muito passista!





Parque Madureira


Com 3,15 km de extensão, o Parque Madureira é o terceiro maior parque da cidade. Um espaço de esporte, cultura e lazer que vai de Madureira até Honório Gurgel, com quadras de esportes, Nave do Conhecimento, teatro, jardim sensitivo, pistas de skate e bike, academia ao ar livre, quiosques com atrações variadas (pagode, forró, charme, karaokê...), ciclovia, duas áreas de "diversão molhada" para as crianças (me recuso a chamar de praia rs), aluguel de bicicletas e carrinhos particulares, ponto do Bike Rio Itaú, Praça do Samba, uma arena que homenageia as duas Escolas de Samba da região: Portela e Império Serrano e recebe show durante todo o ano.
Gente, eu amo tanto o Parque Madureira que além de frequentar sempre, já comemorei meu aniversário lá com um delicioso piquenique com os amigos e nem preciso dizer que foi maravilhoso!
Diversão garantida, baratinho, baratinho! Adoroooooo!










Mercadão de Madureira

O que começou como uma pequena feira de produtos agrícolas em 1914, se tornou nos dias de hoje um pólo comercial conhecido em todo Rio de Janeiro pela diversidade de produtos que oferece e de seus frequentadores.
São mais de 580 lojas de atacado e varejo de artigos de  beleza, roupas, bijuterias. utensílios domésticos, festas, artigos religiosos, esotéricos, bebidas, alimentos, artesanato, material escolar e muitos outros...
Quer fazer a festinha das crianças? Mercadão! Quer comprar material escolar mais barato?! Mercadão! Comprar cabelo pro implante, ervas para banho, grinalda de noiva, vasilhas novas, bichinhos de pelúcia?! Mercadão, mercadão, mercadão!
Só tome cuidado para não exagerar e sair com mais bolsas do que pode carregar!


  *Foto retirada da internet 

 *Foto retirada da internet 

Baile Charme do Viaduto


Apelidado carinhosamente de Dutão,  a 26 anos o Viaduto Negrão de Lima recebe o mais famoso baile charme da cidade. Originário do Bloco Carnavalesco Pagodão de Madureira, hoje é patrimônio imaterial do Rio de Janeiro e um reduto da cultura black.
Sempre sonhei em conhecer e é melhor do que eu imaginava! Já dá fila para entrar comecei a dançar, o melhor do charme, hip hop, black music e rap, toca ali!
Pense num lugar onde todo mundo tá de boa, super na paz, só pra dançar e pra se divertir? É o Dutão!
Não se acanhe! Entre no meio da galera e tente acompanhar as coreografias! Confesso que fiquei perdidinha mas me diverti a valer!
Lá dentro tem umas barraquinhas que vendem lanches, bebidas e doces por um bom preço. O baile começa às 22:00 e a partir dessa hora até meia noite as mulheres não pagam a entrada.



Estreando no Dutão!



Gamei nesse portão!

Feira das Yabás

Como nada é perfeito nessa vida, eu não consegui ir à Feira das Yabás. Não teve em janeiro mas pretendo ir o quanto antes corrigir esse erro na minha vida!
Todo segundo sábado do mês na Praça Paulo Portela (tecnicamente ali é Oswaldo Cruz) a partir das 13h acontece esse encontro de tradição, samba e gastronomia afro-brasileira. São 16 barracas das "Tias" de Madureira que servem pratos como angu a baiana, rabada com batata, feijoada, galinha com quiabo, feijoada de camarão e muitos outros...
O nome Yabá, que quer dizer Mãe Rainha, é designado para os orixás femininos e faz alusão à essas matriarcas que preparam esses quitutes deliciosos!
Sairei da dieta quando for lá, sim ou é claro?! 


 *Foto retirada da internet 

 *Foto retirada da internet 

Madureira tem muito mais a oferecer... Pagode da Tia Doca, Jongo da Serrinha, Quadra da Portela, Ensaios de rua das escola de samba, Charme do quiosque do Parque Madureira, comprinhas no calçadão, Madureira Shopping Rio e se continuar procurando sempre vai achar! 

Este post faz parte do Projeto #moradorturista da RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem), onde cada blogueiro vai usar essa hashtag para posts sobre o que há de melhor em sua cidade. Vem conhecer o Rio de Janeiro com Divas que Viajam!

7 comentários:

  1. É muita coisa boa em um só lugar! Adorei as dicas e assim que possível, quero conhecer tudo isso!!!

    ResponderExcluir
  2. olha eu sou uma vergonha de carioca, acredita que eu nem fui no parque ainda ?
    Jesus! a unica coisa que faço em madureira é ir no médico, preciso mudar isso.
    Ameiii as fotos :)

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho muitos parentes no RJ. Eu não sei se vai dar pra ir em julho ou agosto pra aí. Eu tenho uma visita a SP nessa época e espero poder cumprir isto. E gostaria mesmo de visitar lugares, ver as pessoas e tudo o que se passa em lugares que fogem aos locais mais famosos, como o Cristo ou a Praia de Ipanema (embora eles sejam lindos também) Espero poder ir.
    Boa sorte nos teus projetos, Aquele Abraço desde Olinda - PE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Leonardo! Em breve estarei escrevendo sobre outros locais que fogem do padrão turismo no Rio de Janeiro e espero que você aproveite as dicas e sua estadia na cidade! Abraço!

      Excluir
  4. Que coisa linda!!!!!!
    Eu amo Madureira, lugar de gente feliz!!!!!

    ResponderExcluir