terça-feira, 14 de março de 2017

Tô de boa em João Pessoa - Parte 2

Praias do Litoral Sul

Fizemos esse passeio de buggy com um guia argentino muito gente boa, não lembro mais o nome dele, mas foi contato do hostel. É um passeio de dia inteiro, ele veio nos buscar e trouxe na porta do hostel. As praias são um pouco distante umas das outras e em alguns momentos passamos por dentro de bairros e na rodovia (medo modo on rsrs). Realmente eu tenho um medo danado de andar de buggy, mas fazer o que se a maioria dos passeios do nordeste envolve esse veículo? Enfrentar o medo!
As praias são lindas e sem brincadeira, iam ficando mais lindas a cada parada! A primeira praia que passamos foi Barra do Gramame, tem o encontro do rio Gramame com o mar. Na parte do rio tem um aspecto de mangue e muitos caranguejinhos. Vimos essa praia de um mirante e depois descemos, achei super tranquila e familiar. Paramos no Bar do Zezinho famoso na região pelos pratos típicos como a galinha capoeira, como estava muito cedo não experimentamos.

A próxima parada foi na Praia do Amor, famosa por sua formação rochosa em forma de coração que segundo a lenda tem o poder de fazer com que se case quem passar por sua cavidade. Sinceramente nem lembro se passei pelo buraco ou não, fica aí o suspense... Só sei que pra conseguir uma foto decente foi um custo com tantos figurantes. Nessa praia tem muitas rochas, é importante tomar cuidado onde pisa e como pisa, você pode acabar se machucando.
Nosso guia nos levou também a um mirante onde pudemos ver as próximas praias que visitaríamos e é deslumbrante a beleza do local! Em alguns momentos eu me sentia feliz por poder estar ali diante de toda aquela beleza natural e em outros eu ficava um pouco triste em pensar que em breve seriam lembranças, mas fazer o que?! Faz parte da vida do viajante fazer com que cada lugar que conhece fique gravado na mente e no coração, levando sempre pra onde quer que for.

Nesse momento do passeio é onde você mais curte a "vibe" do buggy, uma extensa faixa de areia com o mar escândalo de um lado e falésias multicoloridas de outro, vento no rosto e a maresia! O bom é que não tem subidas e descidas, então os medrosos como eu ficarão muito à vontade. Passamos pelas praias de Jacumã e Carapibus.

Finalmente hora do almoço! Gordiane que sou, estava nervosa por esse momento! Afinal, nesses passeios é que comemos aquele peixe fresco com camarão, suco de frutas locais, tudo muito bem servido... Eu saio de casa pensando na comida sim! huahauhua
O almoço foi na Praia do Coqueirinho, a mais badalada da região com vários quiosques e restaurantes para atender às necessidades gastronômicas dos turistas. Foi um pouco difícil estacionar ali, a maioria dos buggueiros da região leva o pessoal pra almoçar lá, então é melhor evitar o horário de pico.
Comemos tudo que imaginei: Peixe frito com pirão, salada, arroz e aipim frito. Infelizmente não lembro o nome do quiosque que ficamos mas os preços eram bem parecidos. Muitos quiosques tem chuveiro de água doce, enquanto nosso pedido era preparado ficamos curtindo a água morna da praia e quando ficou pronto tomamos uma chuveirada pra comermos limpinhas.
Depois do almoço seguimos para mais um mirante e depois para a Praia de Tambaba. Essa é a famosa praia naturista de João Pessoa e eu estou até agora sem entender porque raios eu não entrei na parte reservada ao naturismo! Sempre quis fazer isso, chegou na hora ninguém do grupo quis ir e eu acabei me acovardando. Mas como em tudo procuro ver o lado bom da vida, acredito que já é motivo mais que suficiente para voltar a João Pessoa, de preferência num mochilão pelo nordeste.
Já estava entardecendo, preferi só contemplar, tirar fotos e molhar os pés caminhando pela praia.

Nossa última parada foi no Farol do Cabo Branco, construção que marca o ponto mais oriental das Américas. Infelizmente algumas partes do entorno estavam interditadas, pois ficam no topo de uma falésia e corre risco de desabamento. Assisti o sol se pôr tomando um sorvete de caipirinha com calda de cachaça que estava uma delícia! Na volta para o hostel passamos pela Estação Cabo Branco, um centro cultural  projetado por Oscar Niemeyer que reúne arte, cultura e ciências num só lugar! Infelizmente a visita foi só panorâmica devido ao horário (Opa! Outro lugar para conhecer melhor da próxima vez em Jampa!)

Demos sorte pois o tempo que algumas vezes pareceu que ia nos brindar com uma chuvinha daquelas finas que demoram a passar, abriu PARA A NOSSA ALEGRIAAAA!

Não tenho como escolher um passeio preferido em João Pessoa e ainda teve coisas que deixamos de fazer porque a viagem foi rapidinha. Cada passeio foi especial e deslumbrante, nosso país realmente dá show quando se fala em belezas naturais! Eu gostei muito da cidade, dos preços, dos sabores (experimentando tudo que via pela frente). A mobilidade deixa a desejar pela baixa frequência dos ônibus mas compensa pelo sistema de integração no qual pagamos apenas uma passagem de terminal para terminal. Agora, é só saudades e esperar o dia de voltar!


 Barra do Gramame - Encontro do rio com o mar


 Formações rochosas na Praia do Amor


 Contra fatos não há argumentos! Passei na pedra do casório! hauhau


 Momento relax no passeio de buggy! Terreno plano rs


 Vista do mirante 


 Eita!! Fiquei mole depois de comer tanto!


 Outro mirante de vista fabulosa


 Tambaba, sua linda!


Farol do Cabo Branco












7 comentários: