sexta-feira, 26 de junho de 2015

A "Magia" de São Thomé das Letras


Cada um enxerga o lugar conforme a luz de seu próprio olhar, então se você é místico ou esotérico vai achar terreno pra isso, quem curte "viajar" vai ver gnomos, duendes unicórnios e o que mais quiser ver! hauhauhauha
Não sou uma pessoa esotérica, mas com certeza São Thomé das Letras tem algo de mágico no ar! Como sou uma apaixonada pela natureza em toda sua bela expressão de cores, formas, aromas, sons e harmonia, pra mim a magia de São Thomé das Letras está na sua natureza exuberante.
Para onde você olha é um cartão postal, basta contemplar, fotografar, curtir cada minuto dessa maravilha.


O Passeio

Como falei no post anterior, tem um ônibus cacarecado que faz o passeio para as cachoeiras por um precinho bem mais em conta (R$ 25,00) que os veículos 4x4. QUando se vê o Trans Pororoca's Tur, chega dar um medinho, mas não se engane! Aquela jabiraca aguenta muito bem o tranco! rsrs
No passeio, o motorista leva o grupo para almoçar na Fazenda Boa Vista com restaurante buffet liberado por R$ 20,00, bem legal, com bastante variedade de comida, sucos e sobremesas à parte. Também tem piscina, lago pesque e pague, área verde, bem amplo e bonito.

Vai achando que ele não aguenta... rsrs


As atrações


No primeiro dia o roteiro feito pelo Trans Pororoca Tur foi: Gruta Sobradinho, Cachoeira Sobradinho, Cachoeira da Lua, parada para o almoço na Fazenda Boa Vista, Ladeira do Amendoim, Vale da Lua e parada para ver o pôr do sol.

Gruta Sobradinho: Achei a melhor parte do passeio! Um lance meio "Indiana Jones", desbravar uma gruta com auxílio de uma lanterna, ver os desenhos nas paredes formados por anos e anos de erosão das formações rochosas, passar por partes alagadiças, sobe, desce, que aventura! No nosso ônibus tinha um grupo de mulheres que pareciam ser chegadas nesses lances de aura, energia e afins. Quando o guia nos levou ao centro da gruta e mostrou as paredes que reverberavam o som emitido na gruta, elas começaram a entoar um mantra, cada uma num tom e num tempo diferente, foi bem bonito! Depois ficamos um tempo em silêncio apenas ouvindo o som da gruta e meditando...  

Cachoeira Sobradinho: Ao sair da Gruta Sobradinho, já saímos praticamente na cachoeira Sobradinho, passa por uma ponte (pinguela mesmo rsrs), depois nos vemos de frente a uma linda planície, e mais à frente uma lojinha de artesanato.

Cachoeira da Lua: Essa cachoeira tem apenas uma queda d'água pequena, também tem um cipó estilo Tarzan para os mais aventureiros se jogarem no poço. Como estava muito frio, nem me atrevi mas valeu apena contemplar.

Ladeira do Amendoim: Uma das loucuras de São Thomé das Letras é a Ladeira do Amendoim! É tão doido que eu nem sei se dou conta de explicar! hauhauhua
Uma ladeira onde tanto veículos como pedestres são "atraídos ladeira acima" quando postos em ponto morto na parte baixa da ladeira (carros né?!No caso de pedestres tem que deixar a perna "soltinha" rsrs)
Confesso que fui bem cética com relação ao efeito da ladeira, mas chegando lá fiquei de cara! Não sei como mas funciona! Seja física, miragem, fenômeno sobrenatural, mente sugestionada ou apenas o bucho cheio de comida mineira, teve gente que foi praticamente arremessada pra trás!
Na ladeira do amendoim tem um canto embaixo de uma árvore que os locais dizem ser um lugar onde você fica triste. Depois da experiência com a ladeira, não quis arriscar estragar minha viagem no cantinho da tristeza.

Cachoeira do Vale das Borboletas: Se fosse descrever com apenas uma palavra seria com certeza encantadora. O caminho, passando por uma área de mata, e depois uma descida, não chega a ser difícil. O final da jornada é recompensador:  uma cachoeira linda, poço verde translúcido espetacular e um pequeno rio correndo. Mas infelizmente não vi uma borboletinha sequer...

O motorista viu que não ia dar tempo de chegar na cidade para vermos o pôr do sol na Pirâmide, então parou o ônibus num ponto alto da estrada e apreciamos lá mesmo! Lindo e o melhor sem a muvuca da Pirâmide!

Destaque: O guia, Fernando, foi um amor! Paciente, engraçado sem ser "engraçadinho", prestativo, soube fazer seu trabalho sem atrapalhar nossa diversão, enfim, super recomendo! No caminho parou num sitiozinho e pegou com o dono, laranjas e tangerinas pra todo mundo do ônibus! Que demais!


Saída da Gruta Sobradinho

Parada para contemplação...

 Cachoeira da Lua
Ladeira do Amendoim


 Cachoeira do Vale da Lua


Pôr do Sol perfeito sem muvuca!

 Por hoje é só! Mas em breve tem mais STL!





Nenhum comentário:

Postar um comentário