domingo, 14 de junho de 2015

São Thomé das Letras - A Meca dos Mochileiros


Quando cai de paraquedas no "Universo Mochileiro", comecei a pesquisar destinos como uma alucinada e um lugar de cara me chamou muito a atenção: São Thomé das Letras. Praticamente a Meca dos Mochileiros, mencionada em milhares de tópicos, sempre descrita como uma viagem "mágica", lugar "mágico", com muito "astral" e "good vibes", e eu, é claro, quis ver essa mágica toda ao vivo! Vem comigo pra STL!

A primeira coisa a se saber é que a viagem é longa! Então, o dia de ida e de volta são praticamente perdidos, 10 horas de estrada, mas as paisagens são muito bonitas... É colocar a playlist em dia, livro e outras distraçõezinhas de viagem (almofadinha de pescoço e comidinhas, comer e dormir SEMPRE! hauhauh) e #partiuSTL!

Saindo da Rodoviária Novo Rio, o trajeto é Rio de Janeiro x Três Corações (Viação Sampaio - R$95,00 aproximadamente)  e Três Corações x STL (Viação Coutinho - R$ 10,85), no meu caso foram dez horas de viagem, ao todo! Mas dessa vez estava acompanhada! Minha amiga Tati foi comigo e depois iam chegar Raquel, seu namorado e sua irmã. Confesso que estava curiosa pra saber como ia ser essa trip em grupo, pois estou acostumada a viajar solo.

O Hostel


Ficamos hospedados no Sumé Hostel, que descobri no mochileiros.com, a região tem poucos hostels e uma coisa curiosa que descobrimos conversando com os donos é que eles chegaram a sofrer um "bullying" por estar abrindo esse tipo de hospedagem em São Thomé. Lá o pessoal tanto local como turista é mais "roots", e a tradição é de se hospedar na casa de locais ou acampar, no máximo pousadas. Quando o Leandro e Leandra (sim, um casal homônimo rs) chegaram em STL para montar o hostel, ouviram muitas piadinhas de gente que nem sabia do que se tratava. Mas o que importa é que é bem aconchegante, limpo, barato, com um café da manhã maravilhoso (com pão de queijo quentinho e uma geleia de pimenta que eu fiquei doida!), proprietários simpáticos com uma filhinha e um cachorrinho mais simpáticos ainda! Ou seja, eles estão sambando na cara do povo! Rsrsr
Localizado na parte alta da cidade, fica perto de algumas atrações como: a Pedra da Bruxa, Cruzeiro e a famosa Pirâmide, também tem uns bares perto.

Agora é a hora do perrenguinho nosso de cada viagem... rsrs 
Tem que ter né, gente?! Quando você agenda hospedagem, é importante ler o email que o hostel te manda, nele tem informações vitais como: NÃO FORNECEMOS ROUPA DE CAMA! E se você não lê fica numa cidade alta e fria sem coberta! Bem, foi isso que aconteceu comigo e Tati. Hauhauhuahuahuauhau #amadoras 

Bateu aquele pânico, tentamos achar uma loja que vendesse cobertor e nada! Teria que comprar em Três Rios, a dona do hostel arrumou dois lençóis dela pra cada uma mas a promessa da previ~sao do tempo era de 4° na madrugada. Fizemos amizade com um carioca gente boa, praticante de parapente que nos emprestou os seus equipamentos para gente se enrolar e não virar picolé! Aew, João, o Salvador da Pátria!! Na hora de dormir coloquei todas as roupas os lençóis que a Leandra emprestou, e o parapente do João, resultado: dormi quentinha rsrsrs


A Cidade


São Thomé das Letras é um charme! Parece que acabou Woodstock e a cidade parou no tempo. Muitos hippies, muita arte, misticismo e um cheiro permanente de erva no ar, então se você não tolera o aroma, nem venha! rsrs Eu costumo pensar da seguinte forma: se você vai à praia tem uma galerinha fumando, se estou na minha vizinhança tem um grupinho fumando... Eu que não deixo de ir a lugar algum por isso! Cada um no seu quadrado e vida que segue! hauhauhaua

Como chegamos quase à noite, tomamos banho e fomos dar um rolé com o nosso salvador, pra comer um pastel na "Pastelarica" (nome sugestivo hehehe), gostoso e baratinho. Também fomos em um bar temático, tipo um castelo, mas estava vazio ainda porque era dia de semana e estava cedo ainda, mas ficamos sabendo que tem música ao vivo. Aquelas barraquinhas deixam uma pessoa como eu doida! Amo artigos hippies! rs

Ficamos sabendo que na cidade tem um ônibus chamado Pororoca's Tur que faz passeio para as cachoeiras da região por um precinho bem mais camarada que os passeios de 4x4, juntamos com umas meninas do hostel e decidimos fazer um no dia seguinte.

Achei legal que apesar de todo mundo parecer meio "doidão", me senti bem segura andando pela cidade. 

Amanhecer na Pirâmide



 Foco mandou lembranças, mas é só pra vocês verem o bar que eu falei rsrs

 Sala do hostel



 O tão falado pôr do Sol em São Thomé das Letras, apreciado da varanda do hostel

Nenhum comentário:

Postar um comentário